São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensino é aprovado por maioria

MARTA AVANCINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos pais gosta da escola em que seus filhos estudam. De acordo com a pesquisa do Sieeesp, 66% dos entrevistados disseram estar "muito satisfeitos".
"Já sabíamos da qualidade da rede privada do Estado, mas o resultado, de fato, é muito bom", diz José Aurélio de Camargo, presidente do sindicato.
Os "mais ou menos satisfeitos" são 30%, e os insatisfeitos 5%.
A pesquisa aponta uma queda do nível de satisfação dos pais conforme os filhos ficam mais velhos. Entre os que têm filhos na pré-escola, 76% estão muito satisfeitos. Já entre os pais que têm filhos no segundo grau, 58% se enquadram nesta categoria. "A queda é natural e reflete mais um problema familiar que da escola", diz Camargo.
"A adolescência é uma fase de transição em que a criança rompe os padrões estabelecidos. O adolescente fica chato, rebelde. Os pais muitas vezes culpam a escola", diz Ana Matilde Schimit, professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da USP (Universidade de São Paulo).
Para Primo Tasco Melari, diretor-geral do colégio Rio Branco, em São Paulo, a transição do primeiro para o segundo grau pode acarretar dificuldades que refletem no desempenho do aluno e, consequentemente, no nível de satisfação dos pais.
"Em nossa escola, o aluno tem de reaprender a estudar. Ele tem de assimilar que não basta estudar na véspera da prova, e, às vezes, isso leva um tempo", diz.
(MA)

Texto Anterior: Colégio se adapta às exigências
Próximo Texto: Pai chegou ao limite de gasto escolar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.