São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Vendas do comércio voltam a crescer

SIMONE CAVALCANTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas do comércio voltaram a crescer neste final de semana, com a proximidade do Natal e a abertura das lojas no domingo.
Os corredores dos principais shoppings de São Paulo tiveram grande movimento, mas os lojistas ainda apostam nas vendas desta e da próxima semana para repetir o faturamento registrado no Natal do ano passado.
Segundo Adriana Magoga, gerente da Arezzo, loja de calçados do shopping Iguatemi, por enquanto a loja está mantendo o faturamento do ano anterior.
Mesmo praticando descontos de até 40% sobre os produtos, o faturamento da loja não deve registrar aumento superior a 10% em relação ao Natal passado.
"Estamos trabalhando em função do volume de vendas."
Apesar das promoções, a loja ainda está com os estoques cheios, pois a expectativa era que as vendas aumentassem neste ano.
A Brooksfield também está dando descontos para atrair os clientes. A loja oferece 20% de desconto em todas as mercadorias tanto para pagamento à vista como parcelado e no cartão de crédito.
Segundo Marcos Mota de Freitas, gerente, a loja já vendeu em dezembro 5% mais em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Para Freitas, a estratégia de descontos "entrou em ação" porque as vendas registraram queda de 4% de vendas em novembro, comparado ao mesmo período de 1996. "Com as promoções, estamos ganhando no volume de vendas e já conseguimos 80% do planejado para este final de ano."
Para Terezinha Rodrigues, proprietária da CD Solution, no shopping Center Norte, as vendas para o Natal ainda não deslancharam.
"Na segunda quinzena de dezembro do ano passado, já tínhamos quadruplicado as vendas", afirma.
A loja, que vende de 200 a 300 CDs, já chegou a faturar na época do Natal cerca de R$ 15 mil por dia.
Segundo Terezinha, a expectativa é a de manter o faturamento para "empatar" com o ano anterior e não ter prejuízo.
Nilton César Oliveira, gerente da loja de calçados Nôa Nôa, diz que a loja ainda não conseguiu recuperar a queda de 30% nas vendas.
Ele afirma que, mesmo que as vendas aqueçam nas últimas semanas, não vai ser possível fechar o ano com crescimento.
180 mil pessoas
No shopping Interlagos, as vendas registraram acréscimo de 7%, se comparadas ao segundo fim de semana de dezembro do ano anterior.
Segundo a assessoria do shopping, aproximadamente 180 mil pessoas circularam pelos corredores do neste final de semana.
Os produtos mais vendidos foram roupas, calçados e brinquedos.

Próximo Texto: Consumidores migram para os alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.