São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMC fecha acordo sobre bancos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Representantes de 70 países que integram a Organização Mundial do Comércio (OMC) fecharam, no último final de semana, acordo histórico sobre a liberação mundial dos serviços financeiros.
O documento foi assinado em Genebra, na Suíça, e vai possibilitar a aceleração da mundialização da economia.
O acordo vai permitir levantar barreiras protecionistas, principalmente de países em desenvolvimento, para liberar, a partir de 1999, as atividades internacionais de bancos, seguradoras e corretoras em cerca de 95% do mercado mundial de aproximadamente US$ 30 trilhões.
O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, disse que, apesar da instabilidade financeira na Ásia, "é alentador observar que um número tão importante de países tenha decidido seguir adiante, em vez de retroceder".
Analistas duvidavam que o acordo pudesse ser fechado devido à crise financeira e monetária que atinge há vários meses países da Ásia, como Coréia do Sul, Tailândia, Indonésia e Malásia.

Texto Anterior: Coréia tenta evitar "default" internacional
Próximo Texto: MP corrige confusão sobre fundos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.