São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Garota de 16 pede ajuda porque desconfia estar com condiloma

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 16 e estou com pequenas verrugas nas partes íntimas. Será condiloma? Tenho vergonha de mostrar para os meus responsáveis e não conheço nenhum ginecologista na minha cidade. Devo procurar o médico de família? Há uma pomada que eu posso passar?"

resposta Nada de passar pomadas em alguma coisa que a gente nem sabe o que é. Supere a vergonha e procure um ginecologista.
Aliás, moça, mais cedo ou mais tarde a senhora teria de fazer uma consulta. Toda garota precisa fazer isso para entender melhor como funciona o próprio corpo e saber como se cuidar. Se a senhora já tivesse visitado um ginecologista, talvez não estivesse hoje com essas "verruguinhas" na sua intimidade.
Se elas forem mesmo o que você teme, teriam sido evitadas com o uso da camisinha. O condiloma é causado por um vírus chamado HPV, um dos principais causadores das DSTs (doença sexualmente transmissíveis).
O condiloma deve ser tratado. Olhe só quantos perigos: a pessoa pode transmitir esse vírus para o namorado durante a transa, alguns tipos de HPV têm relação com câncer de colo e útero, e as DSTs são portas de entrada para outro vírus -o HIV (causador da Aids). O tratamento é escolhido de acordo com o tipo da lesão e a sua localização.
Se você não tem um ginecologista, procure então o médico da família. Se ele tiver dificuldades para definir o melhor tratamento, deve encaminhá-la ao especialista. Certo?

Texto Anterior: "Mutação" é o maior barato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.