São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Roda Viva" entrevista Sacks, autor de "Tempo de Despertar"

MAURÍCIO TUFFANI
EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA

O programa "Roda Viva", da TV Cultura, apresenta hoje, às 22h30, uma entrevista com o neurologista britânico Oliver Sacks, conhecido principalmente pelo personagem representado por Robin Williams no filme "Tempo de Despertar" ("Awakenings", EUA, 1990).
Professor de neurologia na Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, Sacks, 64, é autor do livro que deu origem ao filme, que mostra o tratamento de pacientes de encefalite letárgica, mais conhecida como doença do sono.
Sua última obra é "A Ilha dos Daltônicos", lançada no Brasil em agosto. Nela, Sacks analisa, como neurologista e antropólogo, uma comunidade cujos membros não enxergam as cores.
Seu trabalho como neurologista e sua atividade literária enfatizam a proximidade do médico com o paciente, sem prejuízo da investigação sobre a natureza da doença.
Sacks é o entrevistado "ideal": não bastassem a importância científica e humanista de seu trabalho, ele tem respostas objetivas e ao mesmo tempo envolventes.
Na entrevista, o médico fala também sobre o futuro da medicina e temas filosóficos, como a dualidade entre a matéria e a consciência, presente no pensamento ocidental, e seu reflexo na ciência.
Seu próximo livro, diz ele, será sobre o envelhecimento, tendo, entre os assuntos a serem abordados, o mal de Alzheimer.
Sacks diz não saber explicar por que escolhe os temas relacionados às doenças neurológicas em sua profissão e em algumas de suas obras literárias. "Eu sinto que eles (os temas) é que me escolhem. Não sei se sou em quem os escolhe. A vida do médico é cheia de acidentes", diz o escritor.

O que: Programa "Roda Viva"
Onde: TV Cultura
Quando: hoje, às 22h30

Texto Anterior: Deputado rebate críticas feitas à nova Lei do Direito Autoral
Próximo Texto: Inéditos; Thriller leva racista ao banco dos réus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.