São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stoltz estrela comédia

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O circuito exibidor brasileiro se compraz em nos impingir o lixo cinematográfico dos Estados Unidos, mas deixa de lado, quase sempre, produções norte-americanas independentes e originais como este "Acerto de Contas" ("Keys to Tulsa"), que agora chega ao vídeo.
O filme, dirigido pelo obscuro Leslie Greif, é um misto de policial e comédia de erros centrado na figura de um jovem jornalista, Richter (Eric Stoltz), que volta a sua cidade, a provinciana Tulsa, depois de um período de ausência.
A impressão que se tem é a de que Richter tenta pegar o bonde andando e não consegue se equilibrar.
O emprego no jornal local, os casos amorosos da mãe perua (Mary Tyler Moore), o casamento de sua antiga amada Vickie (Deborah Unger, de "Crash") com o traficante Ronnie (James Spader), tudo forma um redemoinho que o desconcerta.
Mas ele não é o único. Movidos por duas forças básicas -o sexo e o dinheiro-, os personagens todos parecem incapazes de fazer coincidir intenção e resultado.
Romances frustrados, sequestros desastrosos, coitos interrompidos compõem o humor desse filme surpreendente, em que a "mise-en-scène" um tanto convencional não chega a comprometer a originalidade narrativa.
Outro ponto a favor de "Acerto de Contas" é o modo como supera o estereótipo -sempre evocado na primeira aparição dos personagens- para revelar indivíduos ambíguos e cheios de arestas.
Com exceção do milionário do petróleo Harmon Shaw (James Coburn), que só é visto em sua face de autocrata inescrupuloso, todos os outros personagens, examinados de perto, são uns pobres diabos dignos de riso e de pena.
Além disso, não é todo dia que se vê no cinema americano uma sensualidade tão poderosa e fatal como a que emana de Deborah Unger.
Não é pequena sua contribuição para a atmosfera de vertigem e desconcerto que envolve o filme.

Filme: Acerto de Contas
Produção: EUA, 1997, 114 min.
Direção: Leslie Greif
Com: Eric Stoltz, James Spader, Deborah Unger, Cameron Diaz, Mary Tyler Moore, James Coburn
Lançamento: Top Tape (011/826-3066)

Texto Anterior: Brad Pitt se esconde em fita antiga
Próximo Texto: A Ilha do Dr. Moreau
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.