São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balinês paquera em português

NICIA GUERRIERO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Palavras conhecidas de nosso repertório, por ser grifes de roupas de surfe, dão nome a duas praias de Bali. Ambas estão na península ao sul da ilha, Uluwatu, a oeste, e Nusa Dua, a leste. Mas são completamente diferentes.
Próxima do templo Uluwatu, a praia de mesmo nome fica entre penhascos altíssimos e é procurada por surfistas radicais, capazes de enfrentar grandes ondas.
Chega-se a Uluwatu por estradas pequenas. Ao estacionar, um enxame de vendedoras atacam, oferecendo massagem, camisetas, comida. Reconhecem um grupo de brasileiros e saúdam as mulheres dizendo: "Oi, gatchinha".
Após a longa descida de uma escadaria, você chega ao alto de um penhasco e vê os surfistas. Ali há lojinhas rústicas e uma oficina de conserto de pranchas.
Nusa Dua é um complexo turístico cinco estrelas, planejado e construído pelo governo da Indonésia em associação com investidores privados e auxílio do Banco Mundial. Os principais hotéis multinacionais estão presentes. Tudo foi construído cuidadosamente para beneficiar a população local e não haver danos ambientais.
(NG)

Texto Anterior: Feirantes reprovam o biquíni
Próximo Texto: Taxar os viajantes vira esporte nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.