São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guggenheim supera previsões

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Guggenheim Bilbao saiu-se melhor que a encomenda. Em resumo, foi isso o que disse recentemente seu diretor, Juan Ignacio Vidarte, em uma reunião de empresários bascos em Nova York em que discutiam o impacto do museu na vida econômica e cultural da cidade.
Passados apenas dois meses de sua inauguração, o museu já recebeu mais de 200 mil visitantes, número que ultrapassa -e muito- as previsões mais otimistas, que estimavam entre 400 mil e 500 mil os visitantes anuais.
É bom lembrar ainda que o museu foi inaugurado em outubro, depois de terminado o verão europeu, época de maior fluxo de turistas. Se esse ritmo permanecer, o museu deverá receber entre 1 milhão e 1,2 milhão de visitantes em seu primeiro ano de funcionamento, o que o colocará entre os maiores museus do mundo.
O Guggenheim Bilbao, dedicado à arte do pós-guerra, foi projetado pelo canadense Frank O. Gehry e custou cerca de US$ 110 milhões. Sua maior galeria, conhecida como "o barco", mede 137 metros de comprimento.
O museu faz parte de um processo maior de recuperação da cidade e de sua adequação ao próximo milênio, orçado em cerca de US$ 1,5 bilhão. O programa prevê ampliação de linhas de metrô, do aeroporto e do porto da cidade.
(CF)

Texto Anterior: Branco e luz são obsessões
Próximo Texto: 'Rememória' faz inventário da esquerda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.