São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Servos do Executivo; Obediência garantida; Olhar róseo; Espírito santo de orelha; Sentir reações; Cedeu rápido demais; Se a moda pega; Mandrake na estatal; Sabe a polícia que tem; Lugar ao sol; Haja cara-de-pau; Dormindo com o inimigo; Tecnologia arenista; Contestação judicial; Pão amanhecido; Visita à Folha

Servos do Executivo
O Planalto monta com os líderes na Câmara a mais dócil possível comissão especial da reforma da Previdência. Buscam governistas ao extremo. FHC quer aprovar o 1º turno em até 15 sessões. O prazo normal é de até 40.

Obediência garantida
O deputado Paes Landim (PFL-PI), que se notabilizou na Câmara por defender as escolas particulares, será o presidente da comissão especial da reforma da Previdência, que deve ser instalada no dia 7 de janeiro.

Olhar róseo
Michel Temer e ACM requisitaram cadeia nacional de rádio e TV. Para fazer um balanço de 97 da Câmara e do Senado.

Espírito santo de orelha
Ministros da área econômica têm pedido a empresários que, ao final de suas declarações à imprensa sobre as dificuldades do momento, digam sempre que há uma expectativa de melhora no primeiro trimestre de 98.

Sentir reações
FHC quer incluir a reforma tributária na convocação extraordinária do Congresso para dar corpo a uma proposta da Fazenda. O relator aceitaria a sugestão na íntegra, e o governo vê se o balão de ensaio decola.

Cedeu rápido demais
Para uma ala da Força Sindical, foi mau negócio acordar redução de salário com a indústria de autopeças. Os metalúrgicos do ABC e o setor de construção civil estão achando alternativa. Cresce na central a oposição a Medeiros e Paulinho.

Se a moda pega
Mais do que nunca Malan tem razões para dizer que o Brasil não é o México. O presidente Zedillo rebaixou Guilhermo Ortiz da pasta da Fazenda para a presidência do Banco Central.

Mandrake na estatal
Acusada de sumir com dinheiro público, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) incomodou a a vizinhança ontem em São Paulo com a festa de fim de ano. Não faltaram mágicos e palhaços.

Sabe a polícia que tem
Do ombudsman da polícia paulista, Benedito Mariano, sobre a "gangue da batida": "Não podemos transformar o caso em outro bar Bodega". Refere-se à prisão de nove pessoas, depois inocentadas, que teriam confessado o assalto ao bar sob tortura.

Lugar ao sol
O Planalto está dando os retoques finais em projeto para incrementar o turismo no verão nordestino. Deve sair em uma ou duas semanas. A idéia é facilita os vôos fretados, bem mais baratos do que os vôos regulares.

Haja cara-de-pau
Os malufistas já engatilharam o discurso para rebater as resistências do PSDB ao empréstimo de R$ 300 mi do Banco do Brasil à Prefeitura de São Paulo. Dirão que os tucanos estão contra a cidade, a favor do lixo na rua.

Dormindo com o inimigo
Paulo de Tarso, autor da acusação contra Lula no caso CPEM, teve sono difícil ontem. O PT paulistano fez uma festa na pizzaria Portafortuna, vizinha de parede da casa de Tarso.

Tecnologia arenista
Agora o PSDB paulista não terá com o que se preocupar. Com o ex-pefelista Mendes Thame na presidência, os tucanos poderão aprender a dar uma faturadinha.

Contestação judicial
Ivan Valente e Luiz Eduardo Greenhalgh (PT) entraram com ação de inconstitucionalidade no STF contra a emenda que cria os fundões do ensino fundamental e retém 15% do Fundo de Participação dos Municípios.

Pão amanhecido
Chegou ontem a São Paulo, com o atraso regular de duas semanas, a edição de 4 de dezembro do "Jornal do Senado". O diário, que divulga as atividades da Casa, é impresso e distribuído com dinheiro público.

Visita à Folha
A presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Nélida Piñon, visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço.

TIROTEIO
Da vereadora paulistana Aldaiza Sposati (PT), ex-secretária das Administrações Regionais, sobre uma réplica da Torre Eiffel instalada na avenida Paulista:
- Nada contra Paris, mas é uma loucura, numa cidade que tem seus marcos, uma réplica que não tem nada a ver com a nossa cultura. Será esse o projeto parisiense dos que não querem camelôs na Paulista?

Próximo Texto: Atrás das cortinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.