São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
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E-mail entra na era do vídeo

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Imagem e ação. O vídeo por e-mail começa a se tornar uma realidade no mundo da Internet.
Com o lançamento de alguns softwares, o internauta pode se dar ao luxo de enviar mensagens com videoclipes personalizados.
Esse recurso já era possível, mas havia a limitação do tamanho dos videoclipes. Uma vez transportados para o PC, ficam grandes.
A proposta das empresas que anunciaram seus produtos para videomensagem é enxugar o tamanho dos arquivos para que eles possam trafegar pelo ciberespaço sem levar muito tempo.
É o caso do "CVideo-Mail", da Cubic VideoComm. A empresa aposta nesse mercado baseada em números de institutos de pesquisa que apontam para este ano 12 milhões de usuários domésticos de computadores, dos quais 1 milhão com câmeras de vídeo.
O software da Cubic VideoComm funciona nos principais programas de correio eletrônico e pode ser adquirido nos EUA por US$ 150.
O segredo não está apenas no programa, mas em uma placa de captura de vídeo especial que permite comprimir o tamanho do videoclipe.
Além do computador e acesso à Internet, uma câmera de vídeo é um acessório indispensável para produzir as imagens. Se a família já tem sua camcorder, fica mais fácil.
Outra alternativa é partir para as câmeras de vídeo que são acopladas aos computadores pessoais. Caso da QuickCam, uma das primeiras a despontar no mercado.
Para facilitar as vendas, as empresas de software oferecem nos EUA um pacote que inclui o programa e uma camerinha de vídeo. Tudo por US$ 250. O preço é atraente, uma vez que somente a câmera sai por essa quantia nas lojas de informática.

LEIA MAIS sobre correio eletrônico nas págs. 5-4, 5-5- e 5-7.

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