São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
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'Território' analisa jornalismo

LEON CAKOFF
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Dois filmes, este ano, trataram da questão ética no exercício da profissão de jornalista. Ambos são inspirados no fratricídio e nas guerras étnicas da ex-Iugoslávia.
O primeiro, "Território Comanche", do madrileno Gerardo Herrero, foi revelado no festival de Berlim e estréia hoje em São Paulo. O segundo, "Welcome to Sarajevo", não tem previsão de chegada.
"Território Comanche" é melhor por identificar-se como um produto espanhol e, assim, ficar à vontade para retratar uma espécie de "jornalismo urubu", que cerca a desgraça alheia para alimentar as páginas dos jornais e os noticiários de TV. O outro, dirigido por Michael Winterbottom, é o típico produto britânico que faz questão de não aparentar uma identidade precisa.
"Território Comanche" é definido, no filme de Herrero, como uma zona de perigo extremo, onde os privilegiados da guerra -os correspondentes internacionais- perdem a possibilidade de qualquer salvo-conduto. É para onde seremos atraídos, seguindo os passos de uma "periodista" arrivista e aética, sempre atrás de fatos cada vez mais chocantes.
Embora o filme seja adocicado pelo formulário padrão dos roteiros de Hollywood, com a redenção dos personagens, a ética jornalística é exposta com base num dilema para qualquer profissão. O de distanciar-se da dor das vítimas para bem cumprir um trabalho.
Será que uma guerra ou a fome duram menos com a exposição extrema das suas imagens? Será que a opinião pública realmente ajuda a encurtar o sofrimento das vítimas? Será que a busca da informação espetacular não mercantiliza as tragédias e as transforma em produtos descartáveis a cada virada de página? Que bom que o filme se presta a gerar tanto incômodo.
A contrapartida para o dilema é a indignação. Tanto nos campos de batalha que o filme reconstitui como em nossa atitude de consumidores de informação. Dramatizando-se os bastidores dos correspondentes de guerra com a combinação do tripé formado por dois jornalistas e um cinegrafista, o que vemos também ultrapassa os limites de uma simples indignação. A imagem espetacular não parece existir para ser editada ou ter hora certa para ir ao ar.

Filme: Território Comanche
Produção: Espanha, 1997
Direção: Gerardo Herrero
Com: Imanol Arias, Carmelo Gómez
Quando: a partir de hoje, no cine Belas Artes-Oscar Niemeyer

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