São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo ganha nova escola de arquitetura

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REDAÇÃO

"A arquitetura é o jogo inteligente dos espaços e dos volumes sob a luz." A frase do arquiteto suíço Le Corbusier ganha relevo hoje em São Paulo com o lançamento das bases de uma nova escola de arquitetura e urbanismo.
O governador Mário Covas e o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, assinam hoje, a partir das 9h, no Parque Modernista (Vila Mariana), um protocolo de intenções que garante a cessão do parque para a futura Escola de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.
A chamada Escola do Parque, que tem como base profissionais oriundos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Braz Cubas, tem como proposta novos formatos de aulas, de estrutura curricular e até de vestibular.
No lugar de aulas expositivas, os coordenadores da instituição defendem um curso "propositivo", em que os alunos são colocados em contato direto com as questões urbanas. O primeiro passo do projeto da escola, que foi elaborado conjuntamente com historiadores, artistas, filósofos, engenheiros e outros profissionais, é a restauração do próprio parque, com área de 13 mil metros quadrados.
Também está no programa da instituição a recuperação da Casa Modernista, projetada e construída pelo arquiteto modernista russo Gregori Warchavchik em 1927.
A segunda etapa da instalação da escola prevê a construção de dois pavilhões com área total de 1.100 metros quadrados, em que funcionarão cinco salas de aulas, cinco ateliês e um auditório.
A escola tem apoio das fundações Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer e Lina Bo e Pietro M. Bardi.

O quê: lançamento da Escola de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo
Quando: hoje, às 9h
Onde: Parque Modernistas (r. Santa Cruz, 325, Vila Mariana)

Texto Anterior: 'Ela', de Zé Celso, limpa a alma
Próximo Texto: Pavilhão da Bienal abrigará feira de CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.