São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suécia aprova fim de usina nuclear

Le Monde
de Paris

DO LE MONDE

O jornal informa que o Parlamento sueco aprovou uma lei que dá início a uma das mais controversas medidas prometidas pelo governo daquele país: o fim da utilização da energia nuclear para fins civis.
Sob protestos dos deputados da oposição, de sindicatos e de empresários, o Legislativo da Suécia determinou o fechamento, até julho de 2001, dos dois reatores nucleares da usina de Barsebãck (sul do país).
Na Suécia, 50% da energia nuclear consumida é produzida por meio de 12 reatores nucleares.
A eventual carência de energia elétrica provocada pelo encerramento das atividades da usina poderá ser suprida por outras fontes de energia ou por uma "redução do consumo", segundo o Parlamento.
Para o governo social-democrata, que garante sua base de sustentação parlamentar por meio de alianças com partidos do centro, a decisão inicia um processo inevitável, em respeito à vontade da população.
Os adversários da lei, porém, afirmam que o povo sueco é favorável à continuação do programa nuclear.

Texto Anterior: 'Fantasma' assusta em Cambridge
Próximo Texto: EUA condenam assassino de brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.