São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Fantasma' assusta em Cambridge

Teólogo propõe exorcismo

IRINEU MACHADO
DE LONDRES

Funcionários da faculdade Peterhouse, o prédio mais antigo da Universidade de Cambridge (Inglaterra), estão aterrorizados com visões do que acreditam ser o fantasma de um homem que se suicidou no local no século 18.
Alguns professores e funcionários se recusam a entrar na sala de jantar da faculdade, fundada em 1284, depois que três pessoas relataram fatos "sobrenaturais".
O assunto, encarado com ceticismo pela maioria dos acadêmicos de Cambridge, começou nesta semana a ser levado a sério por autoridades da Igreja Anglicana.
Isso porque o reverendo Graham Ward, teólogo e deão (no caso, uma espécie de reitor) da Peterhouse, reportou as histórias à diocese de Ely e ventilou a necessidade de uma missa de exorcismo.
O fantasma seria a "alma perturbada" de Francis Dawes, tesoureiro da faculdade que se enforcou por se sentir culpado pela polêmica vitória de Francis Barnes numa fraudulenta eleição para a diretoria, supervisionada por ele.
Matthew Speller, 22, e Paul Davies, 26, mordomos da faculdade, disseram ter visto o fantasma atravessar lentamente a sala de jantar e sumir na escada, perto do local onde o corpo de Dawes foi encontrado 208 anos atrás.
Segundo Ward, a realização da missa para exorcizar o espírito é "difícil", porque seria necessária a presença de todos os professores e funcionários, mas a maioria não acredita na história.
Não foi a primeira vez que histórias do além chegaram ao meio acadêmico. A faculdade Peterhouse já teve duas sessões de exorcismo -uma no século 18, outra no início do século 20.
No ano passado, um "caça-fantasmas" profissional foi chamado para investigar estranhos ruídos e visões presenciados por trabalhadores noturnos do Royal Albert Hall, casa de espetáculos em Londres. Nenhum fantasma foi encontrado. A casa admitiu que queria chamar a atenção da imprensa para a reforma do prédio.

Texto Anterior: Católicos cancelam cruzeiro para Cuba
Próximo Texto: Suécia aprova fim de usina nuclear
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.