São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Praia suja transmite doenças

DA REPORTAGEM LOCAL

São inúmeras as doenças que podem ser transmitidas a banhistas em águas contaminadas.
Os agentes de doenças infecciosas -vírus, bactérias e parasitas- estão nas fezes de seres humanos e animais doentes. A contaminação ocorre pela ingestão da água contaminada por essas fezes.
O banhista pode contrair viroses como a hepatite tipo A (menos nociva que os tipos B e C), o retrovírus e outras enteroviroses -vírus que atacam o sistema digestivo.
Os sintomas mais comuns são vômito, diarréia e, em alguns casos, febre. A gravidade depende da quantidade de germes ingeridos.
Segundo o infectologista Antonio Carlos Pignatari, da Universidade Federal de São Paulo, as viroses podem ser muito graves principalmente para crianças menores de um ano de idade. "A diarréia pode ser violenta, acarretando uma desidratação."
Ameba, giardia e cryptosporidio são alguns dos protozoários que podem ser ingeridos junto a água contaminada, também causando males à saúde. Há risco também de adquirir doenças bacterianas, como shiguelose e salmonelose. As bactérias estão em alimentos cujos restos são despejados na praia.
Além dessas doenças causadas pela água do mar, praias que são próprias para o banho podem transmitir micoses e infecções na pele por meio da areia contaminada com bactérias e fungos.

Texto Anterior: Cesteb ensina a fazer peixe azul
Próximo Texto: Guarujá quer limpar seu nome em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.