São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denúncias mostram insatisfação

DA REPORTAGEM LOCAL

O ouvidor da Polícia de São Paulo, Benedito Domingos Mariano, disse que o aumento da insatisfação da população em relação à área de segurança pode ser traduzido pela quantidade de denúncias que recebe contra policiais.
"Após o episódio da favela Naval, tivemos um aumento de cinco vezes nos casos de denúncias de abuso de autoridade envolvendo policiais civis e militares. Antes, atendíamos cerca de 40 denúncias desse tipo por dia. Depois do caso da favela Naval, 200 por dia."
Para o ouvidor, o índice que mostra o medo das pessoas de sair à noite (47%) reflete mais a realidade da periferia da cidade.
"É preciso aumentar o policiamento ostensivo não só nos lugares onde há visibilidade, mas também nos locais mais perigosos."
Já para o presidente do Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento da Delinquência), Oscar Vilhena, as pessoas vivem um medo em São Paulo nem sempre condizente com o risco real da cidade. "Isso porque há uma distribuição desigual da violência em São Paulo", afirmou.
"O risco de ser morto em Perdizes é semelhante ao risco de ser morto em Paris. Lógico que o risco de um assalto é maior em São Paulo do que na França", disse.
"A população não pode ter medo de sair nas ruas de sua própria cidade", disse o presidente do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), Daniel Noronha.

Texto Anterior: 57% acham polícia de SP ruim ou péssima
Próximo Texto: Gangue assustou mulher e mudou atitude
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.