São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor prefere o pagamento à vista

MAURO ARBEX
DA REPORTAGEM LOCAL

As consultas ao Telecheque, indicador das vendas à vista, cresceram 16% neste final de semana sobre igual período anterior.
A tendência de alta no Telecheque, conforme Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), confirma a preferência do consumidor neste Natal pelas compras à vista, de produtos de menor valor.
No primeiro final de semana de dezembro, por exemplo, houve 184 mil consultas, número que saltou para 199 mil no segundo e para 232 mil no terceiro.
Em comparação ao mesmo período de 96, o aumento chega a 47%. Mas esse forte crescimento se deve, em grande parte, ao ingresso de novos usuários no serviço do Telecheque, principalmente os postos de gasolina.
Para Alfieri, já era esperado esse desempenho das vendas à vista. O consumidor, endividado, preferiu acertar as contas e evitou financiamentos de longo prazo.
As consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que indica as vendas a prazo, também cresceram neste final de semana (17% sobre o fim-de-semana anterior) e já estão quase se igualando a igual período de 96. Alfieri acha prematuro, porém, falar em grande aumento nas vendas financiadas.
"As consultas ao SPC, na verdade, apenas se recuperaram, após terem caído no segundo final de semana de dezembro", afirma.
As consultas recuaram de 162 mil no primeiro final de semana do mês para 139 mil no segundo e atingiram 163 mil no último fim-de-semana.
A queda nos preços de eletroeletrônicos, que estão sendo vendidos com descontos de 10% a 30%, dependendo do produto, podem também explicar essa melhora.
O presidente da Alshop, Nabil Sahyon, já prevê um "início de ano razoável para o comércio".
Com a recuperação em dezembro, ele acredita que boa parte dos estoques dos lojistas, principalmente de bens semiduráveis, terá de ser reposta para atender as vendas do início de ano. Os shoppings esperam também um bom movimento após o Natal, nos dias que antecedem o Ano Novo, de pessoas que vão trocar presentes e acabam levando algum produto a mais.

Texto Anterior: Presente barato atrai consumidor
Próximo Texto: Comerciários de SP obtêm reajuste salarial de 6%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.