São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 1997
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MTV americana investe mais no "M"

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

Menos show e mais música. Depois de passar anos desenvolvendo uma série de quadros para sua programação diária, a MTV norte-americana resolveu voltar a fazer o que sempre fez bem: apresentar videoclipes.
A mudança também mexeu na estrutura da programação. As interrupções são cada vez menos frequentes e feitas por novos VJs que não têm como principal característica possuir uma carinha bonita, e sim entender de música.
O melhor exemplo dessa nova geração de VJs é Matt Pinfield, 34. Careca e com alguns quilos a mais, ele está longe do estereótipo físico consagrado pelo canal de TV em todo o mundo.
Mas Pinfield sabe o que faz. Ex-locutor de rádio, conhece bem o assunto. Seu programa, "120 Minutos", já é um dos que mais atrai audiência durante a programação do canal de TV em todos os Estados Unidos.
"Nosso público não é estúpido. Fico feliz por saber que o visual não é o que mais importa para a MTV", disse o VJ em entrevista recente a um jornal americano.
Mudanças
A principal influenciadora da mudança na programação da MTV nos Estados Unidos foi a MTV do Canadá.
Baseada em videoclipes e especiais sobre artistas e bandas, a versão canadense do canal de TV tem tido público garantido nos últimos anos.
Mas as alterações na programação não significam que a MTV vai apenas ficar mostrando clipes alternados, sem interrupção.
"A intenção é fazer com que a própria sequência de videoclipes se pareça mais com um programa", afirma Judy McGrath, presidente da empresa nos Estados Unidos desde a sua fundação, em 1981.
Dois programas que tentam apresentar essa mudança de tendência são "12 Angry Viewers" e "MTV Probe".
O objetivo dos dois é mostrar a influência da música na vida das pessoas.
No primeiro, os jovens são questionados sobre as qualidades visuais e técnicas dos clipes e dão sugestões de vídeos que marcaram suas vidas.
Já o "MTV Probe" dá maior atenção ao público infantil, constantemente esquecido nos últimos anos pela programação musical de televisão.
Nesse programa, são apresentados vários depoimentos de crianças, que geralmente falam sobre os clipes que mais gostam e das situações que esses vídeos marcaram em suas vidas.
Segundo a assessoria da MTV em Nova York, a intenção da emissora não é acabar com todos os programas existentes e sim investir mais em música.
O programa "Real World", por exemplo, que mostra o dia-a-dia de adolescentes americanos, deve continuar a ser transmitido em todo o país.

O colunista Arnaldo Jabor está em férias

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