São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-dirigentes são soltos e enfrentam protestos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A libertação dos ex-presidentes sul-coreanos Chun Doo Hwan e Roh Tae Woo, ocorrida ontem, foi acompanhada por diversos protestos.
Chun e Roh, que cumpriram mais de dois anos de prisão, foram indultados pelo presidente Kim Young Sam a pedido de seu sucessor, o recém-eleito Kim Dae Jung.
No local em que foram soltos os ex-dirigentes, nas proximidades de Seul (capital), manifestantes gritavam palavras de ordem contra a libertação.
Entre os que protestavam estavam parentes de prisioneiros políticos detidos durante os regimes autoritários de Chun (presidente de 1980 a 88) e Roh (presidente de 1988 a 1993). A Aliança Nacional para Democracia e Reunificação prometeu realizar na quinta manifestação pela libertação de mais de mil desses prisioneiros.
Em uma universidade da região, cerca de 300 estudantes entraram em choque com a polícia. Não há notícias de feridos.
Os ex-presidentes foram condenados pela repressão violenta a manifestações pró-democracia e por desvio de fundos públicos. Chun, inicialmente sentenciado à morte, teve sua pena substituída por prisão perpétua. Roh deveria ficar preso por 17 anos.

Texto Anterior: Espanha tenta "recristianizar" Cuba
Próximo Texto: Avião com 89 a bordo cai em Bangladesh
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.