São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Invasão de privacidade; Quebra da estabilidade; Mulheres divididas; Verbas desviadas; Tempo implacável; Sebastião Salgado; Reformas necessárias; Universo feminino; Violência na igreja; Boas-Festas

Invasão de privacidade
"Concede-se a questionável autorização da Justiça para que M., 11, grávida de quatro meses, faça o aborto. Há uma grande repercussão na imprensa, fato positivo; interna-se a paciente. Influem conceitos religiosos de um médico, colocados a nosso ver de maneira inadequada acima de uma avaliação desapaixonada de riscos; movimenta-se um padre. Desinterna-se a paciente. Não houve ninguém que, respeitada a delicadeza da situação, permitisse à família tomar uma decisão com o apoio de um psicólogo e respeitasse a privacidade dos diretamente envolvidos no problema, afastando-se as influências externas.
Resta saber se, passado o calor da emoção, haverá por parte do padre, do colega médico e das demais famílias que choraram diante desse caso em particular a disponibilidade de dar à M. e ao seu filho uma vida digna, com educação, saúde e lazer."
Thomaz Rafael Gollop, diretor do Instituto de Medicina Fetal e Genética Humana de São Paulo (São Paulo, SP)

Quebra da estabilidade
"Parabenizo a quebra da estabilidade do funcionalismo, já que, como cidadão, estou careca de pagar e não receber nada em troca, 'reciprocidade' em repartições públicas. Mas espero também que isso sirva para apadrinhados políticos, que na maioria das vezes têm somente Q.I. (Quem indica)."
Hermes Alves (São Paulo, SP)

Mulheres divididas
"Marta Suplicy está redondamente enganada. Ela não será governadora do Estado de São Paulo e jamais chegará à Presidência da República porque as mulheres, que são maioria entre os eleitores, não são solidárias. Os homens, ao contrário, são tão solidários que votam em demagogos em troca de um pé de sapato e acham a corrupção uma virtude."
Roberto Antonio Cera (Piracicaba, SP)

Verbas desviadas
"O governo institui a CPMF para socorrer a saúde. Tem início a crise nas Bolsas, aumentando bastante o rombo nas contas públicas. Entre outras medidas, o governo, dentro do pacote, aumenta a CPMF de 0,20% para 0,25% a fim de auxiliar no equilíbrio das contas públicas.
Será que alguém ainda acha que o dinheiro da CPMF vai para a saúde?
Senhores políticos que estão no comando da nação, não subestimem, por favor, a capacidade de pensar do povo brasileiro!"
Fernando Antonio Salomão (Maceió, AL)

Tempo implacável
"Sou leitor da Folha há mais de 20 anos. Sinto-me lesado por não ter tido durante esses anos o colunista Elio Gaspari todos os domingos."
Luiz Eduardo Michelazzo (Amparo, SP)

Sebastião Salgado
"Em 25/10 a Folha publicou em sua primeira página uma foto de autoria de Sebastião Salgado. A Comissão Nacional de Apoio e Defesa dos Garimpeiros da Amazônia, que defende os garimpeiros e também a Amazônia da cobiça internacional e que, infelizmente, conta com o apoio de alguns maus brasileiros, talvez 'inocentes úteis', pergunta: aquela foto tirada no Marrocos e que ilustra com destaque a primeira página desse prestigioso jornal não seria mais uma dessas fotos do tipo 'Por favor, pose para mim, eu arrumo o cenário' que o sr. Salgado costuma armar, a exemplo do que fez quando esteve no garimpo de Serra Pelada e ardilosamente pediu a um garimpeiro que segurasse na ponta da arma de um ingênuo policial militar, e o garimpeiro, sem poder captar a esperteza do fotógrafo, atendeu-o, como se estivesse enfrentando-o? Aliás, seria muito justo que o sr. Salgado dividisse com os seus ingênuos 'modelos' fotográficos, que ele tão bem manipula, o resultado financeiro de suas fotos que correm o mundo. Seria, talvez, uma espécie de compensação mínima pela sua falta de ética profissional que tanto prejuízo já causou à imagem do Brasil no exterior, a exemplo daquela farsa fotográfica montada em Serra Pelada."
Jane Rezende, presidente da Comissão Nacional de Apoio e Defesa dos Garimpeiros da Amazônia (Brasília,DF)

Reformas necessárias
A indignação da população brasileira com a situação social atual é patente: uma alternativa seria uma reforma tributária com a redução da taxação, que varia entre 40% a 50% do produto brasileiro, para menos de 10% e a diminuição da tributação sobre o salário para menos de 50%.
Quanto à reforma administrativa, a solução é diminuir o gasto dos políticos, reduzindo também o número deles, e privatizar empresas públicas.
Para que tudo isso seja feito, empresários, políticos, trabalhadores e desempregados devem se unir."
Antonio Marcos Gonçalves (São Paulo, SP)

Universo feminino
"Para quem, como eu, gosta de observar no mundo as manifestações do feminino, é bom ver essa onda de mulheres que invadem espaços nobres, antes frequentados apenas por ternos e gravatas.
Na Folha, as jornalistas Eliane Cantanhêde e Eleonora de Lucena começaram como figurantes na página 2. Logo passaram a estrelas. No domingo, 7/12, Eleonora deu um show em coluna sobre a afirmação de Michel Candessus, do FMI, de que está 'fora de moda' o modelo econômico seguido pelos tigres asiáticos. 'Onde estarão os novos estilistas'?, pergunta. Saborosa, a coluna de Eliane sobre a indefinição do Comunidade Solidária, que leva o título 'Nem carne nem peixe' (9/12)."
Inês Castilho (São Paulo, SP)

Violência na igreja
"Quem não lembra quando aquele pastor branco, Von Helder, chutou uma imagem negra, Nossa Senhora Aparecida? Não questiono o valor da imagem e muito menos apóio a atitude do pastor. Recentemente, um padre branco, Francisco de Assis, agrediu uma mulher negra, Milena Silvéria, porque ela falava durante uma cerimônia de batismo.
Qual o valor do ser humano? Para muitos, talvez, menor que o de uma imagem."
André Luiz Ferreira (Osasco, SP)

Boas-Festas
A Folha retribui as mensagens de boas-festas que recebeu de: Nilson Baracat (Fernandópolis, SP); Flavio de Andrade, presidente da Souza Cruz S.A. (Rio de Janeiro, RJ); Wander Soares, Saraiva S/A Livreiros Editores (São Paulo, SP); Honorina Maria de Moraes Bernardi, diretora do Catop -Centro de Apoio Técnico e Orientação Profissional; Vicente Antonio, presidente da Ceroc; Carlos Antonio Diniz, presidente do E.C. Lemense (Leme, SP); Presto Comunicações (São Paulo, SP); Fiat (Betim, MG); Cervejaria Kaiser (São Paulo, SP); Price Waterhouse (São Paulo, SP); Colégio São Judas Tadeu (São Paulo, SP); Philips do Brasil -Assessoria de Imprensa (São Paulo, SP); Copersucar União (São Paulo, SP); Andrade Vieira Arte, Cidadania (Curitiba, PR); FirmaCasa (São Paulo, SP); Afubra (Santa Cruz do Sul, RS); Alpha Assessoria e Pesquisa Ltda. (Ubatuba, SP); Coelho da Fonseca Emp. Imob. Ltda. (São Paulo, SP); Radiolit Promoções e Publicidade Ltda. (Caraguatatuba, SP); Olympia (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Adeus às ilusões
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.