São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funai deve expulsar missões

DA ENVIADA ESPECIAL

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Sulivan Silvestre Oliveira, afirmou que todas as igrejas que hoje desenvolvem trabalhos junto aos índios se encontram em situação irregular e promete "convidá-las a sair" das aldeias, caso seja comprovada a interferência dos religiosos na cultura das comunidades.
"Todas as autorizações para que as missões atuem estão suspensas. É preciso ouvir o que pensam os índios e verificar se não há abuso. Não posso permitir a catequização e o desrespeito aos deuses dessas comunidades. Comprovada essa situação, as igrejas serão convidadas a se retirar", diz Oliveira.
O presidente da Funai afirma que, até o início do próximo ano, será assinada uma nova portaria para a regulamentação da atividade das igrejas.
Segundo ele, as autorizações anteriores foram suspensas por terem sido concedidas a partir de uma legislação "ultrapassada".
"Precisamos ter controle sobre esses trabalhos. Não basta que as comunidades autorizem a entrada das missões. As igrejas acabaram ocupando o espaço da Funai, mas não posso aceitar que isso ponha em perigo a cultura dos índios", afirma Oliveira.
"Somos os responsáveis pela proteção das comunidades. Hoje em dia existe uma omissão e não podemos mais permitir isso."

Texto Anterior: Onde fica
Próximo Texto: 'Falta autoridade moral ao Estado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.