São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
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Argentina quer construir uma 'ferrovia do futebol'

LÉO GERCHMANN
DE BUENOS AIRES

A Argentina pode até não se vangloriar de ser o "país do futebol", como fazem os brasileiros, únicos tetracampeões mundiais da história. Dentro de cinco anos, porém, poderá se orgulhar ao dizer que Buenos Aires tem a primeira "ferrovia do futebol" do mundo.
Cinco anos é o período total que a empresa Ferrovías, com a ajuda do governo, que entrou com US$ 90 milhões, levará para preparar o terreno do Tren del Este, que ligará os clubes mais importantes e tradicionais de Buenos Aires.
O itinerário da rota ferroviária ligará a localidade de Aristóbolo del Valle, no município de Vicente López (parte norte da região metropolitana de Buenos Aires), até os estádios do Independiente e do Racing, em Avellaneda (também na região metropolitana).
Entre Vicente López e a Avellaneda, do norte para o sul, o "trem do futebol" passará pelo bairro de Nuñes, onde fica o Monumental de Nuñes, estádio do River.
Depois de seguir pelo centro da cidade, costeando o Rio de La Plata, chegará ao bairro popular de La Boca, onde fica o La Bombonera, estádio do Boca Juniors.
A empresa quer investir US$ 260 milhões no projeto ferroviário na cidade, que incluirá, como prioridade, a "ferrovia do futebol".
Encontro de classes
O Tren del Este será o primeiro a unir as zonas norte e sul da capital argentina.
A zona norte, do Monumental de Nuñes e do River, é tida como a mais sofisticada de Buenos Aires. Até por isso, o clube é considerado de elite. Nela, localizam-se os bairros Nuñes, Palermo e Belgrano, de classe média alta.
Na zona sul, está o setor pobre da cidade. O bairro de La Boca, onde ficam o Boca e o estádio da Bombonera, é ponto turístico por guardar as mais caras tradições portenhas e os rastros dos primeiros italianos a chegarem à Argentina. Por isso, diz a tradição, o Boca é o clube mais popular.
Uma preocupação extra da empresa e da administração pública é a segurança. Como contornar os torcedores argentinos, tão famosos pela violência? Essa questão está sendo deixada para mais adiante. Mas a preocupação é grande.
Conexão River-Boca
No primeiro ano da construção, o investimento será de US$ 45 milhões, unindo Vicente López ao caminito, ponto turístico de La Boca, local de arquitetura peculiar, artesanatos e apresentações artísticas. Em outras palavras, em um ano a conexão River-Boca ficará pronta.
O objetivo, nesse primeiro momento, é fazer com que os trens passem de 15 em 15 minutos e tenham um percurso de meia hora. Quatro meses depois, pretende-se iniciar o trajeto entre La Boca e Avellaneda, ou seja, entre Boca, Independiente e Racing, depois de já ter passado pelo River.
Uma das maneiras imaginadas pela empresa para selecionar o público e evitar a violência será a de estabelecer tarifas altas mediante, é claro, serviço de primeira qualidade. O ar-condicionado, por exemplo, faz parte do projeto.
Entre os estádios, o trem encontrará pontos turísticos importantes de Buenos Aires. Passará pela frente do Puerto Madero, com seus diques restaurados e restaurantes sofisticados, e por trás da Casa Rosada, onde fica a Plaza de Mayo, um dos pontos mais importantes de Buenos Aires.
Para o brasileiro que tiver o seu time na Libertadores e algum dinheiro no bolso, portanto, o turismo será uma motivação a mais.

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