São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Bananas" batem Hércules e Carla Perez

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem Carla Perez nem Hércules. As empresas que investiram em licenciamento de produtos este ano faturaram mesmo foi com os australianos "Bananas de Pijamas".
Os fabricantes que escolheram essa marca para trabalhar mostram sorrisos dignos do "Máskara" quando falam dos números.
"Os 'Bananas' foram os campeões de venda e alavancaram os lucros de todas as empresas que licenciaram a marca", diz Henrique Smitas, 34, dono da Sulamericana Brinquedos, que vendeu mais de 20 mil fantasias e máscaras dos personagens australianos.
B1 e B2 (duas bananas de pijamas listrados) são personagens de um seriado transmitido em mais de 40 países. Aqui é exibido pelo SBT.
Segundo a Exim, licenciadora da marca no país, cerca de 60 empresas estarão usando a figura dos personagens em seus produtos em 98. São fabricantes de roupas, brinquedos e até escovas de dente.
"A marca vai movimentar US$ 40 milhões no varejo, entre julho de 97 e julho de 98", avalia José da Rocha Neto, 33, diretor da Exim.
Além dos "Bananas de Pijamas", outros personagens clássicos, como os da Walt Disney e os da "Turma da Mônica", também fizeram a festa de várias empresas.
"Apesar das dificuldades deste ano, os produtos licenciados garantiram o faturamento (R$ 4 milhões, sem contar os importados)", afirma Smitas, que também vende fantasias genéricas, como as de Carnaval e Dia das Bruxas.
No seu caso, um dos micos de 97 foi o personagem "Hércules", da Disney. "O filme estava em cartaz no inverno. Ficou difícil vender aquela fantasia curta do herói. No calor, o negócio melhorou."
O ano também não foi dos piores para a Big Toy, que produz jogos e brinquedos educativos. Em abril, a previsão era de alta de 10% a 15% nas vendas deste ano. A empresa vai fechar com 28% a mais no faturamento em relação ao de 96.
"O desempenho foi acima das expectativas", afirma Antonio de Lima Filho, diretor. Em tempo: a Big Toy fabrica ainda carimbos e cubos educativos dos "Bananas".

Onde encontrar - Big Toys: (011) 456-5566; Exim: (011) 289-5151; Sulamericana: (011) 832-8512.

Texto Anterior: "Proger informal" garante expansão
Próximo Texto: Setor de fast food enfrenta muitos altos e baixos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.