São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa trocará 200 transformadores na cidade

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Light irá substituir cerca de 200 transformadores na cidade do Rio de Janeiro para evitar queda de energia durante as festas de final de ano.
A recomendação foi feita pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão responsável pela fiscalização do setor), que recebeu diversas reclamações de consumidores cariocas no período do Natal.
Na semana passada, faltou energia em alguns pontos da cidade por causa de sobrecarga nos transformadores.
O diretor-geral da Aneel, José Mário Miranda Abdo, disse que a diretoria da empresa -que foi privatizada neste ano- foi localizada para prestar esclarecimentos e tomar as providências necessárias para evitar mais problemas.
Segundo ele, o contrato de concessão, assinado com a empresa que comprou a Light, prevê a melhoria da qualidade do serviço prestado ao cliente. Por causa disso, a empresa é responsável pela garantia do fornecimento da energia elétrica.
A diretoria foi informada sobre as reclamações e teve de elaborar um relatório para a Aneel, especificando as medidas que seriam adotadas.
Além da substituição dos transformadores, a Light irá reforçar a equipe técnica que estará de plantão durante o réveillon.
"Houve problemas localizados que incomodaram o consumidor e isso merece uma ação da empresa", disse Abdo.
Além desse controle, a Aneel está fazendo uma fiscalização geral na Light e na Cerj, as duas empresas de energia elétrica privatizadas no Estado. As avaliações começaram no início de dezembro.
José Mário Abdo disse que os fiscais estão analisando toda a estrutura das empresas e o serviço que é ofertado ao cliente.
Segundo ele, até o final de fevereiro será divulgado o relatório consolidado dessa fiscalização, com identificação de problemas e ações que deverão ser adotadas.
"Temos convicção de que a vida pode e deve melhorar para o consumidor", afirmou o diretor-geral.
Preços
A agência autorizou um aumento de 1,59% na alíquota de energia elétrica cobrada pela Cerj. A portaria foi publicada ontem no "Diário Oficial" da União.
A empresa havia solicitado um reajuste de cerca de 3%, mas os técnicos consideraram alto o percentual.
O reajuste vale pelo período de um ano e está previsto no contrato de concessão.
A Aneel assinou ontem o oitavo contrato de concessão de energia elétrica, com a Cosern (Companhia Energética do Rio Grande do Norte).

Texto Anterior: Light privatizada demitiu 40%
Próximo Texto: Mudança beneficia consumidor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.