São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Margem de segurança; Número pefelista; Número peemedebista; Dinheiro novo; Rolo compressor; Corrida parlamentar; Desculpa antecipada; Jogo de cena; Troca de cadeiras; Lobby odontológico; Palavra oficial; Jogada de marketing; Ponto polêmico; Teoria conspiratória; Sonhando alto; Santo de casa; Vigilância ecológica

Margem de segurança
A campanha de Michel Temer (PMDB) à presidência da Câmara contabilizava ontem 295 votos. O candidato calcula que pode haver de 30 a 40 traições. Como precisa de 258 votos, trabalha para obter folga maior.

Número pefelista
Na ponta do lápis, um articulador da candidatura ACM no Senado diz que o pefelista tem 46 votos garantidos. E que pode chegar a 51 votos, o que o baiano consideraria um placar que traria brilho à sua vitória.

Número peemedebista
Iris Resende (PMDB) continua a negar que desistirá da presidência do Senado. Diz que ganhará por margem estreita, um ou dois votos. Confia na traição a ACM. Dos 81 senadores, leva quem tiver maioria simples.

Dinheiro novo
O Ministério da Saúde obteve US$ 350 mi do BID. O dinheiro será usado na reforma e ampliação de 329 unidades de saúde.

Rolo compressor
O objetivo de PMDB, PSDB e PFL é eleger Michel Temer presidente da Câmara no 1º turno. Para impedir que Prisco Viana (PPB) e Wilson Campos (PE) juntem suas forças no 2º.

Corrida parlamentar
Ao saber que Brizola ameaça expulsar do PDT os deputados que votaram pela reeleição, Michel Temer não teve dúvida: ontem cedo ligou para os pedetistas oferecendo abrigo no PMDB.

Desculpa antecipada
Para o PFL, na hipótese improvável de Michel Temer perder a eleição para a presidente da Câmara, a conta deve ser debitada única e exclusivamente ao PSDB. Por manter a candidatura Wilson Campos (PE) na disputa.

Jogo de cena
Pressionado pelo PMDB, Sérgio Machado (CE) negou que o PSDB já tenha fechado questão em favor da candidatura ACM (PFL) no Senado. Disse que o objetivo do partido é o de tentar o acordo "até a 25ª hora".

Troca de cadeiras
Gilberto Carvalho está deixando a secretaria de Comunicação do PT nacional. Coordenará a comunicação do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT). Aloizio Mercadante é o mais cotado para ocupar o seu lugar.

Lobby odontológico
Paulo Renato (Educação) recebe na terça o Conselho Federal de Odontologia. Pedirão veto à criação de novos cursos na área.

Palavra oficial
Paulo Renato (Educação) nega troca de apoio à reeleição por permissão para que faculdade da família de Maria Elvira (PMDB) aumentasse o número de vagas. "O critério foi técnico. No dia da votação, negamos 90% dos pedidos semelhantes do Nordeste".

Jogada de marketing
Pitta pode se antecipar à provável convocação para depor na CPI dos precatórios e pedir para ser ouvido. O prefeito avalia que seria melhor tomar a iniciativa de se defender de suposta irregularidade com títulos paulistanos.

Ponto polêmico
O senador Amin (PPB-SC) diz que fica "tranquilo" ao saber que Nelson Jobim (Justiça) e o constitucionalista Celso Bastos afirmam que a emenda aprovada permite a FHC concorrer no cargo. "Certamente é o contrário."

Teoria conspiratória
De Tilden Santiago (PT-MG), sobre a reeleição: "Mantida a desincompatibilização para FHC, Marco Maciel será o grande eleitor de 98. Nada o impedirá de apoiar alguém do PFL".

Sonhando alto
Régis de Oliveira, vice de Pitta, se mexe para ser candidato do PFL ao governo paulista em 98. Cabrera e Tuma já estão na fila.

Santo de casa
O prefeito de Vitória (ES), Vellozo Lucas (PSDB), aprovou na quarta sua reforma administrativa. Com o apoio do PT, que nega o mesmo ao governador Vitor Buaiz, do partido, há dois anos.

Vigilância ecológica
Movimentos ambientalistas pressionam o governo paulista a renovar os decretos de preservação da Estação Ecológica de Juréia-Itatins (litoral sul). A renovação deve ocorrer até terça.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Ivan Valente (PT-SP), sobre FHC e a reeleição:
- O presidente deve agradecer ao poder econômico e à máquina administrativa que foram mobilizados para atrair e mimosear deputados.

Próximo Texto: Duplo sentido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.