São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio fatura 2,5% menos em janeiro

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Levantamento preliminar da Federação do Comércio do Estado de São Paulo mostra que o faturamento do varejo paulista caiu 2,5%, em média, em janeiro, na comparação com o de igual período do ano passado.
A maior queda -de 7%- foi verificada na área de tecidos, roupas e calçados. Pelos números da federação, também caiu -4%- a receita das lojas que vendem eletroeletrônicos, móveis, decoração e material de construção.
Um número positivo foi verificado apenas nas vendas de farmácias e supermercados. Pela pesquisa, o faturamento desses setores aumentou 1% em janeiro na comparação com o de igual mês de 1996.
"O consumidor tem muitas contas para pagar em janeiro -IPTU, IPVA e matrícula escolar- e sobra menos dinheiro", diz Mônica Hage, economista da federação.
Na sua análise, nem mesmo as promoções esquentaram o consumo em janeiro. Para ela, as vendas estão indo bem nas grandes redes de lojas por conta do crediário de longo prazo.
Para ela, o consumo neste primeiro trimestre será menor do que o registrado em igual período do ano passado.
Heron do Carmo, economista da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), também não vê sinal de grande aquecimento na economia.
"O nível de atividade pode estar mais acentuado do que o do ano passado, mas vale lembra que o primeiro semestre de 1996 foi muito fraco."

Texto Anterior: Consumidor ignora as promoções
Próximo Texto: Mesbla negocia 74,3% da dívida e recebe prazo de mais 15 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.