São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
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Consumidor ignora as promoções

Estratégia de lojistas falha

CLAUDIA GONÇALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de muitas lojas de shoppings terem antecipado suas promoções para o início de janeiro, a maioria não está registrando aumento nas vendas.
O fracasso da estratégia, segundo alguns lojistas, se deve às férias, às enchentes, à alta taxa de desemprego e até ao suposto desinteresse dos consumidores pela compra de roupas.
"Hoje as pessoas têm maior poder aquisitivo para consumir TVs, aparelhos de som e geladeiras. As roupas se tornaram meio supérfluas", avalia Eduardo Barbeito, gerente da Explosão, loja do Shopping Eldorado.
Há duas semanas, a Explosão baixou seus preços em até 50%. Mesmo assim, a expectativa é de que as vendas sejam menores ou iguais às de janeiro de 96.
Na Tan Tan, loja de moda feminina do Shopping Iguatemi, o movimento deste mês caiu 50% em relação a dezembro passado, com promoção e tudo.
"Não estamos vendendo nem nos finais de semana. Antecipamos a promoção para janeiro, mas todo mundo está viajando", diz a vendedora Carla Guidugli.
Celso Radin, gerente da TNG (moda masculina) do Eldorado, conta que os descontos de 30% não alavancaram as vendas."Estamos tendo que fazer milagre para vender alguma coisa. As chuvas também atrapalharam".
Para o gerente Mário Lúcio de Lima, da loja A Bruxa do Shopping Center Norte, as promoções não funcionam como antes. A Bruxa está com descontos de até 50%. "Hoje, um dia a gente vende e no outro não". Lima culpa o grande número de desempregados pelo fraco desempenho das vendas.
Na contramão
Uma das poucas lojas que está faturando com a promoção fora da época é a Lucy in The Sky, do Iguatemi. A gerente diz as vendas de janeiro deste ano estão 50% maiores dos que as do mesmo período de 96. A loja de moda feminina reduziu seus preços em até 70%.

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