São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shopping de cinema tem sessão a cada 5 min

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

Cinemas que oferecem praça de alimentação, assentos com porta-copos e sessões que começam a cada cinco ou dez minutos, com pelo menos oito salas de exibição apresentando filmes simultaneamente.
Esse é o novo tipo de cinema que chega a São Paulo na segunda quinzena de setembro, quando a exibidora norte-americana Cinemark inaugura seu primeiro complexo no Brasil, com dez salas de exibição (num total de 2.200 lugares), no ABC Plaza Shopping.
A exibidora, quarta maior empresa do setor nos Estados Unidos, planeja abrir 70 salas no país até o final deste ano.
Em São Paulo, após o ABC Plaza Shopping, a Cinemark inaugura 12 salas de exibição no Shopping Colinas, em São José dos Campos.
Os próximos planos são construir 11 cinemas no shopping SP Market, dez no shopping Interlagos, 13 no shopping Aricanduva e oito no shopping Metrô Tatuapé, todos na cidade de São Paulo.
A Cinemark já construiu 130 salas no México e 30 no Chile. A partir deste ano, investe no Brasil, Argentina, Equador, Peru, El Salvador e Porto Rico.
"Estamos trazendo nossos 'multiplex', espécie de shopping de cinemas que existe nos Estados Unidos. É o estilo americano de exibição, com 8 a 30 salas reunidas em um mesmo local. Para o Brasil, traremos de 8 a 16 salas, aproveitando a revitalização de uma indústria que ficou meio adormecida no país", afirma Valmir Fernandes, gerente-geral da Cinemark no Brasil.
Nesses locais, o espectador compra lanches rápidos na porta da sala de exibição.
"Os 'snack bars' ou as chamadas 'food stations'-um balcão com vários atendentes- estarão dentro do nosso cinema", diz Fernandes.
O cinema vai ocupar nos shoppings um espaço de, aproximadamente, 5.000 m2 incluindo lobby, área de alimentação e as salas.
Pelo sistema, os filmes nunca começam no mesmo horário, com intervalos entre cinco e dez minutos a cada novo início de sessão.
"Filmes com maior possibilidade de lotação vão começar antes. Se um grande sucesso ocupar três ou quatro salas, ainda sobram seis para colocar filmes que possam atingir públicos diferenciados. O problema atual dos shoppings é que eles ocupam todas as salas só com grandes hits. Se você já assistiu a todos, acaba não tendo opção."
Também pelo projeto da Cinemark, dentro das salas as cadeiras serão colocadas de modo que o espectador fique pelo menos meio corpo acima da pessoa a sua frente.
Nos Estados Unidos, as maiores exibidoras são a Carmike Cinemas, com 2.500 salas em todo o país, a United Artists, com 2.400 salas, a A.M.C. Entertainment, com 1.950 salas, e a Cinemark, com 1.600 salas.

Texto Anterior: Confira o que alguns vídeos "ensinam"
Próximo Texto: Cinema britânico renasce
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.