São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portinari ajuda a integrar Mercosul

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Cândido Portinari (1903-1962) é a mais nova arma na estratégia de integração dos países do Mercosul. Além do catálogo "raisonnée", que reúne toda a sua produção artística, o pintor ganhará em outubro um catálogo de sua mostra retrospectiva, que será patrocinado pelo banco argentino Velox e pelo grupo brasileiro Finambrás.
O catálogo terá distribuição em todos os países participantes do Mercosul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
A integração do Mercosul (Mercado Comum do Sul) via Portinari vai prosseguir no primeiro semestre de 1998, com a realização de sua mostra retrospectiva em Buenos Aires, na Argentina.
"Nosso projeto é editar livros e catálogos dos maiores artistas do Mercosul. Começamos com Portinari, mas vamos continuar com outros importantes artistas brasileiros, para promovê-los em todo o Mercosul. Portinari tem grande capacidade para transmitir por meio de suas imagens e personagens todo o Brasil. Para um argentino, a obra de Portinari é uma forma de captar e compreender o espírito do Brasil", disse Ricardo Esteves, membro do conselho do banco Velox, que esteve ontem no Brasil para assinar contrato para a confecção do catálogo.
O banco argentino, que já patrocinou o catálogo do pintor uruguaio Pedro Figari para a 23ª Bienal, patrocina ainda, junto com o livro de Portinari, um livro sobre o pintor argentino Antonio Berni.
O catálogo de Portinari terá uma tiragem de 12 mil exemplares, que será distribuída entre empresários, artistas, professores, críticos, galeristas e formadores de opinião em geral. É interessante lembrar que dificilmente a primeira tiragem de um livro ou catálogo de arte ultrapassa os 2.000 exemplares.
O catálogo será lançado em 2 de outubro, na abertura da mostra de Portinari no Masp, que comemora nesse dia seu 50º aniversário. A mostra segue depois para o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. "Queremos levá-la ainda para Tóquio, Paris, Lisboa e Washington", disse Dora Kaufman, da Portinari Licenciamentos.

Texto Anterior: Estréia montagem de peça de Pinter
Próximo Texto: Carná 97! Curitiba sai com bloco evangélico!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.