São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maracatu e teatro disputam na avenida

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O desfile do Grupo Especial paulistano, dia 8 de fevereiro, no sambódromo do Anhembi, coloca na luta pelo título dois carnavalescos com histórias distintas. O cearense Augusto de Oliveira, 40, da X-9 Passo de Ouro, vem da tradição do maracatu e já comandou sete desfiles no eixo Rio/São Paulo, após ter sido assistente de Joãosinho Trinta.
Enquanto isso, o paulistano Orlando Midaglia, 40, estréia na avenida, pela Mocidade Alegre, levando sua experiência de vários anos como cenógrafo (leia texto na página 14).
Nascido em Fortaleza, formado em geografia e especializado em planejamento regional e urbano, Oliveira também é licenciado em educação artística e música.
Mas não foi em nenhum desses cursos que ele aprendeu seu ofício atual. Nascido numa família cujos avós eram mestres do maracatu, Oliveira era proibido, por ordem da mãe, de brincar o Carnaval.
Um dia, fugiu de casa, entrou na festa dos avós e fez da folia sua vida. Ainda em Fortaleza, em 82, fundou o Maracatu Vozes d'África, o mais premiado da cidade.
Após trabalhar com Joãosinho Trinta, Oliveira tocou sozinho o carnaval da Unidos da Rocinha, em 91, no Rio, e foi campeão do grupo 2. Depois, mudou para São Paulo, onde foi campeão em 92 e 93, com a Camisa Verde e Branco.
Em 95 foi para a X-9 e esse ano tenta pela terceira vez o título na escola, desta vez com o enredo "Amazônia, a Dama do Universo", no qual conta a história da região amazônica, com enfoque especial no folclore local, mais notadamente o boi-bumbá de Parintins.

Texto Anterior: Novato pode chegar ao topo
Próximo Texto: Carnavalesco abole plumas na Mocidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.