São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola ensina teoria política

DA AGÊNCIA FOLHA, NO PONTAL DO PARANAPANEMA

Em um dos mais de cem barracos dos acampamentos de sem-terra no Pontal do Paranapanema funciona a escola Antonio Conselheiro, que ensina teorias políticas e econômicas aos adultos.
A escola, ambulante, é montada cada vez que os sem-terra se deslocam para uma nova invasão. Trata-se de um barracão coberto de lona, com 30 carteiras e uma lousa.
No último dia 15, enquanto algumas famílias desocupavam a fazenda Santa Maria, em Euclides da Cunha, alunos tentavam aprender por que devem ser contra o projeto de privatizações e a reeleição do presidente da República.
O professor, Paulo Cesar da Silva, 23, começou a aula ensinando "conceito de mais-valia, como funcionam as multinacionais e as privatizações e como se dão as crises cíclicas do capitalismo".
"É uma questão básica que a gente vê no dia-a-dia", diz o professor paranaense, que cursou até o terceiro ano primário.
Naquele dia, a aula começou às 6h, com o céu ainda escuro. "Tem dia em que a gente vai até a noite. A gente ensina sobre marxismo, leninismo, mercantilismo."

Texto Anterior: Venda a governo pode ser saída
Próximo Texto: Marcha do MST irá a Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.