São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visita a Petrópolis é marcada por festas e passeios

WILLIAM FRANÇA; WILSON TOSTA
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

As últimas horas da estada de três dias de Fernando Henrique Cardoso e sua família em Petrópolis foram de muita festa -com direito a personalidades, aplausos, passeios em carruagens e até bolo de aniversário.
No sábado à noite, FHC recebeu um grupo de 36 pessoas ligadas à área cultural para um jantar à francesa, com quatro mesas.
Na mesa do presidente, estavam Celina Vargas do Amaral Peixoto, os cineastas Arnaldo Jabor e Cacá Diegues, o cartunista Chico Caruso, a atriz Maitê Proença e os ministros da Cultura, Francisco Weffort, e interino de Relações Exteriores, Sebastião do Rêgo Barros.
A conversa, com muitas piadas e descontração, durou até as 1h50 de domingo. Diplomático, FHC disse que se sentia satisfeito com o ressurgimento do cinema nacional e de sua expressão no exterior, entre outros temas.
Ontem, logo cedo, a festa teve continuação em família: as netas Joana e Helena, gêmeas, filhas de Paulo Henrique Cardoso, completaram 11 anos e ganharam bolo e "Parabéns para você", no café da manhã. Mais tarde, na sacada do palácio Rio Negro -onde estavam todos hospedados-, elas posaram com a tia, Luciana, mostrando gargantilhas que haviam ganhado de presente.
Até mesmo a primeira-dama Ruth Cardoso, em geral sisuda, entrou no clima de descontração. Visitou o Museu Imperial e, depois, trocou o carro oficial por uma charrete e passeou com as netas pelo centro histórico de Petrópolis -pagou R$ 25, quando o preço normal é R$ 30.
Durante o trajeto, foi seguida por um grupo de jornalistas e seguranças -que alugaram outra charrete. Ao chegar de volta ao Rio Negro, foi aplaudida por curiosos.
Também ontem pela manhã, antes de ir para seu último compromisso no Rio -um almoço no sítio do presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, com diretores de jornais cariocas-, o presidente fez a festa de centenas de moradores e turistas que se aglomeraram na rua em frente ao palácio.
Cercado por um grupo de 21 artistas ligados à música e artes cênicas, com quem se reuniu por quase duas horas, posou para fotos no jardim, cumprimentou senhoras -que gritavam "lindo, lindo"-, recebeu votos de uma feliz reeleição, ganhou cartas e bilhetes e distribuiu muitos apertos de mão, por quase meia hora.
(WILLIAM FRANÇA e WILSON TOSTA)

Texto Anterior: FHC nega pressão sobre Wilson Campos
Próximo Texto: Celebração evoca realeza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.