São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos investem mais em automação

LUCIANA SCHNEIDER
DA REPORTAGEM LOCAL

Os bancos brasileiros estão fazendo de tudo e mais um pouco para conquistar novos clientes e manter os que já possuem. Os milhões de dólares aplicados na área de automação bancária refletem bem essa disputa.
O Banco do Brasil é um exemplo. Neste ano, os investimentos previstos para a área de automação bancária são da ordem de R$ 420 milhões -247% acima do valor investido no ano passado (R$ 170 milhões).
Segundo sua assessoria de imprensa, o Banco do Brasil está muito atrás dos concorrentes.
Por isso, tem investido maciçamente no serviço de "home banking" (sistema que permite que os clientes acessem o banco em casa) tanto para pessoas físicas como jurídicas.
"Temos de oferecer produtos competitivos. Mesmo porque possuímos a maior rede de agências do país", informa a assessoria da instituição, que tem cerca de 150 mil clientes.
Aplicações virtuais
O Banco Real, por sua vez, anuncia uma novidade na área: os clientes podem simular seus investimentos. A simulação é feita por meio de uma página que o banco tem na Internet. O serviço teve início há duas semanas.
Com esse novo sistema, as pessoas fazem aplicações "virtuais", estudando, assim, os melhores rendimentos.
O Real investiu em automação R$ 30 milhões no ano passado. Para este ano, o valor previsto é o mesmo, conforme o diretor Edison Costa. "Neste mês teremos o nosso 'home banking'."
Concorrência
Outro banco que vem aplicando altas somas em automação é o Bamerindus.
No ano passado, foram cerca de R$ 226 milhões. Desse total, o banco investiu R$ 33 milhões em novas tecnologias, como o "Telemail", em que o cliente pode ter acesso à sua conta via telefone, fax ou Internet.
Para 1997, os investimentos nessa área chegarão a R$ 245 milhões. Roberto Tadeu Duarte de Almeida, diretor de tecnologia e sistemas do Bamerindus, diz que a prioridade para este ano é reduzir os custos dos serviços para o cliente, oferecendo a ele taxas melhores.
"Com a queda da inflação, os bancos estão mais nivelados. Oferecer uma coisa a mais já faz muita diferença. Tentaremos reduzir cerca de 15% ou até mais dos custos", explica Roberto.
O Banespa oferece a seus clientes em 1997 dois outros serviços. Um deles é o Home/Office Banking, totalmente gráfico e com novos serviços bancários agregados.
O outro serviço é o "home banking" via Internet, pelo qual clientes podem fazer depósitos, aplicações e obter saldos sem sair de casa.
Para isso, o banco irá investir nesse ano R$ 85 milhões -valor semelhante ao de 96 (R$ 83 milhões). O Banespa prevê investimentos da ordem de R$ 390 milhões até o ano 2000.
Já o Bradesco investiu em 1996, só na área de automação, R$ 190 milhões. Conforme a assessoria do banco, esse valor deve permanecer no mesmo patamar, que servirá para aprimorar os serviços de "home banking".
O Banco Excel Econômico, por sua vez, investirá em 1997 cerca de R$ 30 milhões (R$ 10 milhões a mais do que no ano passado).
Parte desse valor será aplicada em "home banking" via Internet e na Intranet -Internet dentro da agência.

Texto Anterior: EUA e China têm novo acordo têxtil
Próximo Texto: Procomp fatura US$ 231 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.