São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Manchas na pele podem ir embora sem deixar cicatriz

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Estou com muitas pintinhas no rosto. Existe algum tratamento que possa eliminar esse problema? Será que vou ficar com cicatrizes depois do tratamento?"

resposta Minha cara, "pintinhas no rosto" é uma descrição um pouco vaga, você não acha? Em todo caso, vamos falar um pouco sobre as pequenas manchas na pele.
As manchas podem ser mais claras ou mais escuras do que a cor natural da pele. Elas podem estar com a pessoa há muito tempo ou terem na última temporada na praia.
É isso mesmo, o sol é um dos principais responsáveis pelas pequenas manchas na pele. Está aí mais uma função dos fotoprotetores (conhecidos popularmente como bronzeadores), prevenir essas manchas. Além disso, evita queimaduras, envelhecimento precoce da pele, ressecamento e câncer.
Hoje existe uma série de métodos para eliminar as manchas. Substâncias conhecidas como "branqueadores" podem ajudar a eliminar manchas de tonalidade mais escura.
Outro recurso é aplicação de um "peeling" (palavra que vem do inglês "peel", "descascar"). E é isso mesmo que o médico faz: ele usa produtos químicos ou um tipo de "lixa" para descascar as camadas mais superficiais da pele, onde, em geral, as manchas estão.
Quando o tratamento é bem feito, a chance de você ficar com cicatrizes é muito pequena.

Texto Anterior: Como o pessoal está falando neste verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.