São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 1997
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NY recebe exposição de Mackintosh

ADRIANE GRAU
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM NEW YORK

Há muito tempo as cadeiras desenhadas por Charles Rennie Mackintosh se tornaram sinônimo de móvel de design.
Já na virada do século o espaldar de madeira ebonizada quadriculada chamava a atenção por sua ousadia.
Como ninguém, Mackintosh conseguiu a façanha de dar um ar eternamente contemporâneo às suas criações.
Uma retrospectiva da obra do arquiteto que revolucionou os padrões de decoração de interiores em Glasgow (Escócia) na virada do século está pela primeira vez sendo mostrada em público.
A exposição de 250 trabalhos está em cartaz até 16 de fevereiro no Metropolitan Museum of Art de New York.
Espalhada por dois andares do Metropolitan, a mostra se divide em duas partes.
A primeira segue a carreira de Mackintosh obedecendo a uma ordem cronológica.
Começa em Glasgow e passa pelas cidades em que ele morou e trabalhou até falecer em dezembro de 1928.
Na segunda parte da exposição, o foco é centrado em suas peças de mobiliário.
Salas de chá
Catherine Cranston encarregou Mackintosh de projetar quatro salões de chá e sua residência, ao longo de 21 anos.
O avanço econômico da industrialização inglesa exigia locais onde as pessoas pudessem se encontrar socialmente.
O Ladies' Luncheon Room nos salões de chá de Ingram Street foi feito em 1901, o mesmo ano em que Mackintosh se casou com Margaret Macdonald.
Fechado em 1940 e desmontado em 1971 quando o prédio em que estava instalado foi demolido, passou por restauração que demorou quatro anos. Foi remontado completamente numa sala do Metropolitan.
Vídeos
Ver o conjunto de mobiliário com a decoração das paredes e iluminação bastariam para entender o sucesso do arquiteto.
O resto dos ambientes desmontados, entretanto, estão guardados em Glasgow, esperando uma restauração e um novo teto que os abrigue.
Além do ambiente reproduzido, há vídeos mostrando o interior da Escola de Arte de Glasgow, construído em 1909.
Os projetos e desenhos de Windyhill e Hill House, as duas residências que ele construiu e mobiliou, são claros exemplos de talento.
Tudo nas duas casas reflete o traço que tornou Mackintosh famoso. Há desde cômodas até escadarias e decoração em estêncil nas paredes.
Os projetos criados para concursos e exposições, e que nunca foram construídos, também podem ser vistos.
Mobiliário
Mas não é somente o lado de arquiteto de Mackintosh que está sendo exibido.
As aquarelas pintadas por ele após deixar Glasgow estão sendo pela primeira vez mostradas em público.
Ele já havia experimentado o sucesso com exposição de seus projetos em Dresden (Alemanha), Viena (Áustria) e Paris.
As pinceladas leves de um homem desgostoso pela decadência profissional estão refletidas nas plantas e ervas que ele transpôs para o papel.
A última parte da exposição, no andar de baixo, mostra o Mackintosh mais conhecido. São cômodas, escrivaninhas, lavabos e cadeiras.
Fotografias mostram o interior das casas habitadas por ele e Margaret, onde o branco sempre dominava.

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