São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amantes da pesca e esportes náuticos vão ao rio Una

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL

Barra do Una se diferencia um pouco das outras praias de São Sebastião pela presença do rio Una, o único navegável da região.
Isso faz com que muitos frequentadores dessa praia tenham um veículo aquático (iate, lancha ou um simples caiaque) no seu "quintal". Principalmente os proprietários das casas à beira do rio.
Mas a prática também é possível para turistas que só vão à barra do Una de vez em quando. Eles podem alugar jet ski, "banana-boat" ou caiaque.
Também é possível fazer passeios de lancha ou iate às ilhas da região, como a Monte de Trigo, considerada boa para o mergulho.
A grande particularidade dessa ilha, entretanto, são seus habitantes. De acordo com os frequentadores, trata-se de 13 famílias que pouco saem da ilha e que constituem famílias entre si.
"Por ficarem isolados, eles têm um sotaque muito esquisito, parecido com um dialeto próprio", conta Moacyr Colli Junior.
Mas o turista que faz um passeio na ilha conhece apenas seus arredores, onde é possível mergulhar. As saídas são organizadas por empresas locais.
A maior delas é a Marina Canoa, que fica na frente do hotel de mesmo nome (leia texto abaixo).
Pesca
Outro divertimento dos frequentadores da barra do Una é a pesca. "Em outras praias não tenho tanto sucesso na pescaria como aqui", diz Pedro Simeli, 49.
Segundo ele, os peixes mais comuns são corvina, roncador e robalo. Simeli desistiu de praticar o esporte no litoral sul paulista: "O local acabou, está muito poluído".
Já Eduardo Trevisan, 29, considera a praia do Bonete, em Ubatuba, mais rica em peixes. "Em uma hora e meia, peguei apenas três peixes. Mas soltei todos, estou aqui só para me divertir."
Para ele, o barulho dos barcos e dos jet skis da barra do Una atrapalham a pesca.

Texto Anterior: Trilha leva a cachoeira e piscina natural
Próximo Texto: Praia promove divisão social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.