São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falências têm aumento

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de falências decretadas em janeiro cresceu 18,9% sobre igual período de 1996, mas registrou queda de 64,8% em relação a dezembro.
As falências decretadas -44- são o único indicador de inadimplência das empresas que apresentou crescimento em janeiro de 1997 na comparação anual.
Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), caiu 11,8% o total de falências requeridas no mês passado -707- sobre janeiro de 1996.
Já em relação a dezembro, a queda foi de 25%.
O índice de falências decretadas é considerado mais importante do que o de falências requeridas, já que muitas empresas entram com pedido de falência contra outra companhia só para pressioná-la a pagar suas dívidas, o que funciona na grande maioria dos casos.
Concordatas
Os pedidos de concordata (21) tiveram queda de 16% na comparação anual e de 10,5% sobre janeiro de 1996.
Somente um pedido de concordata foi deferido pela Justiça em janeiro. Em igual período do ano passado, 22 haviam sido aceitos.
Élvio Aliprandi, presidente da ACSP, diz que não há indicações de aquecimento econômico excessivo e que apenas alguns segmentos do comércio apresentam bom desempenho.

Texto Anterior: Inadimplência inicia 97 com alta de 44%
Próximo Texto: Supermercados desestimulam uso dos cheques pré-datados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.