São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraná cresce 'em silêncio' para abrigar Jogos de 2008

MARCILIO KIMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro Rexona de vôlei, dirigido pelo técnico da seleção feminina, Bernardo Rezende, que será apresentado hoje, em Curitiba, faz parte do objetivo paranaense de se tornar o maior Estado no esporte.
O projeto, patrocinado pela multinacional Gessy Lever, terá núcleos em nove cidades, cada uma sob a responsabilidade de um profissional escolhido pelo próprio Bernardinho, que vai fixar residência na capital paranaense.
Além do trabalho em categorias inferiores, será formado uma equipe feminina, ainda com estréia indefinida na Superliga.
O ex-pivô da seleção brasileira Ubiratã Pereira Maciel também coordenará um empreendimento semelhante no basquete, que será apresentado no próximo mês.
Somando-se à Vila Olímpica, em execução em Curitiba, e aos Jogos Mundiais da Natureza, em setembro e outubro deste ano, espera-se superar o desempenho de paulistas, cariocas, mineiros e gaúchos.
"Queremos nos tornar referência nacional", diz Osvaldo Magalhães dos Santos, 39, secretário Estadual de Esportes e Turismo.
Sua aspiração e do governador Jaime Lerner, no entanto, rompe o âmbito nacional e quer abraçar o maior evento mundial: os Jogos Olímpicos.
"Apoiamos totalmente a Olimpíada no Rio, mas, se não der certo, nada impede que possamos pleitear em 2008", afirmou Magalhães, ex-piloto de F-3000 inglesa.
O secretário aponta a infra-estrutura curitibana como vantagem em relação ao Rio, principalmente pelo bom padrão social e seu sistema de transporte, o "ligeirinho".
Diferencial
O orçamento da Secretaria não é o responsável pela execução de tantos e tamanhos projetos.
Com apenas R$ 20 milhões anuais, Magalhães só pode oferecer a infra-estrutura aos eventos.
"A diferença é nosso empresariado, que está acreditando no esporte", explica.
A Vila Olímpica exigirá outros R$ 30 milhões, nada deles provindo do bolso público.
Campeão de 96
No automobilismo, tem o maior número de autódromos internacionais -três.
A fundista Roseli Machado, de Santana do Itararé, foi a vencedora da São Silvestre, a prova de rua mais importante do país.
Com três clubes no Brasileiro de futebol, numericamente é o segundo na primeira divisão do campeonato, ao lado do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
A mesma cidade abrigou dois Campeonatos Mundiais de beisebol júnior (93 e 95). Em maio e junho próximos, realiza o Pan-Americano juvenil.

Texto Anterior: Máfia FC
Próximo Texto: Governo vai parcelar dívida dos clubes com o IR, diz dirigente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.