São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milosevic criou milícia, diz jornal

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

O presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, criou um pequeno grupo de policiais que, durante as guerras na ex-Iugoslávia, libertou vários condenados para que eles promovessem "limpeza étnica".
A informação foi publicada ontem no jornal britânico "The Guardian", que afirma ter obtido detalhes da operação por ex-oficiais da polícia.
Esse departamento teria ligações diretas com o gabinete do presidente. O jornal diz que a denúncia contra o presidente o coloca em posição ainda mais frágil em relação à comunidade internacional.
Segundo as fontes do jornal, todos os homens que faziam parte do grupo hoje estão em posições de comando no governo Milosevic.
O esquema começava com a libertação dos condenados. Em troca da liberdade, eles eram recrutados para lutar ao lado dos sérvios. Recebiam armas e eram mandados para os campos de batalha.
Segundo uma das fontes ouvidas pelo jornal, identificado apenas como Vakic, havia vários campos de treinamento dos novos "soldados" de Milosevic.
Segundo uma outra fonte não identificada, em 1991, as portas das cadeias foram abertas, e centenas de condenados, libertados.
(LM)

Texto Anterior: Cronologia dos protestos
Próximo Texto: Governo da Bulgária forma novo gabinete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.