São Paulo, quarta-feira, 5 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gafanhotos ganham página na Internet

Pesquisa mostra sua ação em MT

DA REPORTAGEM LOCAL

Os gafanhotos da espécie Rhammatocerus schistocercoides, que habitam a parte oeste de Mato Grosso, têm agora uma página disponível na Internet.
A home page da pesquisa sobre os gafanhotos está dentro do site do NMA (Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite) da Embrapa.
Nessa página, o usuário pode ter acesso à integra de uma pesquisa sobre esse gafanhoto realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em convênio com o Cirad, órgão estatal francês que desenvolve pesquisas agropecuárias em países em desenvolvimento.
Esse gafanhoto ataca as culturas de milho, arroz, cana-de-açúcar e soja na região da Chapada dos Parecis, oeste de Mato Grosso.
Uma das conclusões da pesquisa é que a presença dos gafanhotos na região não é um fenômeno recente, causado pela ocupação desordenada da região, como se imaginava dez anos atrás.
Eles sempre estiveram nessa região, que é seu habitat natural.
O novo habitante da região é o homem, que levou consigo a prática da agricultura, implantada no final dos anos 70.
Antes disso, a região era praticamente desabitada.
Com a presença humana, foi possível observar a existência dos gafanhotos na região.
Em meados da década de 80 os ataques de gafanhotos foram mais intensos, ocasionando um sistema de combate ineficaz e muito caro, segundo relata a pesquisa da Embrapa.
Entre 1985 e 1989 foram gastos cerca de US$ 5 milhões no combate à praga em Mato Grosso, segundo a Embrapa.
O combate era feito em gafanhotos adultos que já voavam, por meio de pulverização com uso de aviões e helicópteros, responsáveis por 41% dos gastos.

Onde encontrar - http://www.nma. embrapa.br/projetos/gafa-mt

Texto Anterior: Asa Branca alça vôo no country business
Próximo Texto: Combate à ninfa é mais eficaz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.