São Paulo, quarta-feira, 5 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva e turistas preocupam

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

A chegada do período das chuvas e o fluxo migratório nos dias de Carnaval ameaçam o controle da dengue em São Luís. A afirmação é do chefe de operações da FNS (Fundação Nacional de Saúde) no Maranhão, Pedro Tavares.
Segundo ele, nesta época o mosquito transmissor da dengue encontra condições mais propícias para se desenvolver.
O número de casos de dengue registradas no Maranhão subiu de 2.128 em 1995 para 6.241 casos no ano passado.
'Fizemos um bom trabalho de prevenção durante o ano e a dengue pode ser erradicada até março. Isso depende das verbas que o Ministério da Saúde vai destinar às campanhas", diz Tavares.
A FNS tem 1.000 pessoas no combate à dengue no Maranhão, 220 a menos do que o necessário, segundo o órgão. O Estado não tem casos registrados de dengue hemorrágica, que pode ser fatal.
Para Tavares, outro fator que atrapalha um pouco o combate à doença neste momento são as recentes mudanças de prefeitos.
"Muitas prefeituras cujos candidatos de situação foram derrotados não fazem coleta de lixo desde o final de 96 e os prefeitos atuais alegam estar sem condições de fazer coleta eficiente. Isso aumenta os criadouros do mosquito."
Em São Luís, a prefeitura diz que no final do mês os serviços de coleta de lixo estarão regularizados. De novembro a janeiro passado, a coleta foi feita precariamente.

Texto Anterior: Pernambuco reforça combate
Próximo Texto: BA registra 4 casos de dengue/dia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.