São Paulo, quarta-feira, 5 de fevereiro de 1997
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Compras com cartões de crédito continuam em alta

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

As compras com cartão de crédito continuaram fortes em janeiro, apesar da ressaca do Natal e das férias de grande parte dos consumidores.
Quem garantiu o movimento foram os clientes de 50 bancos emissores de 9,1 milhões de "plásticos" da marca Visa -dona de cerca de 51% do mercado local de cartões de crédito.
Eles fizeram compras avaliadas em US$ 1,1 bilhão em janeiro. Em dezembro passado, o faturamento da marca Visa fora de US$ 1,2 bilhão, lembra Andrés Espinosa, presidente da Visa do Brasil.
Em uma das maiores administradoras de cartões concorrentes, as compras de janeiro ficaram no mesmo nível de dezembro passado, segundo a Folha apurou.
"A utilização está forte, apesar das férias. A aceitação dos cartões pelo comércio cresceu muito, o que segura o faturamento em períodos de poucas vendas", disse Espinosa.
Ele não acha que os gastos elevados indiquem aquecimento exagerado do consumo neste início do ano, como temem o governo e o mercado financeiro, à luz das elevadas importações.
"Deve ser substituição de meios de pagamento. O pessoal usava mais cheques e dinheiro antes", arrisca o presidente local da Visa.
Se o consumidor estiver mesmo mudando de comportamento, como sugere Espinosa, o governo e os economistas dos bancos e das associações de classe terão de reaprender a avaliar as informações sobre o comportamento sazonal do comércio, como os gastos por cartão.
No ano passado, os consumidores aproveitaram os prazos longos de financiamento e anteciparam suas compras de Natal, prejudicando a estratégia de formação de estoques de grandes magazines.
Crescimento
A rede Visa faturou US$ 10 bilhões no país em 96, com crescimento de 31% sobre os US$ 7,6 bilhões de transações registradas no ano anterior. O país responde por 31% do faturamento da Visa na América Latina e no Caribe.
Espinosa diz que o uso dos cartões Visa deve aumentar 20% neste ano, atingindo a marca de US$ 12 bilhões. Metade desse crescimento deverá ocorrer com o maior financiamento do consumidor, com parcelamento de compras.

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