São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carnaval da Bahia começa hoje à noite

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O Carnaval de Salvador (BA) começa oficialmente na noite de hoje com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo pelo prefeito Antônio Imbassahy (PFL), 48.
Até o tradicional encontro dos trios, na madrugada de quarta, na praça Castro Alves (centro), as principais ruas e avenidas da cidade serão ocupadas por cerca de 1,8 milhão de pessoas (700 mil turistas), segundo informações da Bahiatursa, órgão oficial de turismo.
Foram programados pelos coordenadores do Carnaval mais de 500 shows. Cerca de 200 entidades carnavalescas -entre blocos de trios, alternativos, afros e afoxés- participam da festa.
Nos dois principais circuitos da folia -Barra/Ondina (orla) e Campo Grande/praça Castro Alves (centro)- vão desfilar os 30 mais importantes blocos da Bahia, como o Camaleão (banda chiclete com Banana), Crocodilo (Daniela Mercury), Cheiro de Amor (Banda Cheiro), Timbalada (Carlinhos Brown), Olodum e Ilê Ayiê.
Os associados dos blocos pagaram entre R$ 400 e R$ 650 pelo abadá (fantasia) para brincar três dias cercados por seguranças. Quem não comprou o abadá brinca fora da corda de segurança.
Há uma semana a cidade vive clima de festa. Ontem, cinco trios saíram às ruas para animar os foliões.
Pela segunda vez, os organizadores prestaram homenagem ao escritor Jorge Amado. As ruas de Salvador foram decoradas com objetos e animais utilizados pelo escritor em um dos seus mais famosos romances, "Tiêta do Agreste".
No próximo domingo artistas, escritores e cantores prestam uma nova homenagem ao escritor.
Os principais personagens criados pelo escritor desfilam no bloco "Amados Amigos de Jorge", que sai do Campo Grande (centro). Os cantores Caetano Veloso, Daniela Mercury e Margareth Menezes já confirmaram presença no bloco.
Para organizar a festa, a Prefeitura de Salvador bloqueou 19 quilômetros de ruas e praças. Segundo os organizadores, durante o Carnaval serão consumidos cerca de 5 milhões de litros de cerveja, 3 milhões de litros de refrigerantes e 2.000 toneladas de sanduíches.

Texto Anterior: Pelourinho resgata antigas marchinhas
Próximo Texto: Escola do Olodum atende 300 alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.