São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997![]() |
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Samba-enredo vira hit nas emissoras
FERNANDO PAULINO NETO
A medição é da Radio Link, que pesquisa a frequência com que as músicas tocam nas rádios. São pesquisadas, no Rio, as dez rádios FM e as cinco AM com maior audiência. Ao contrário de outros discos, que têm uma ou duas músicas "trabalhadas", ou seja, que as gravadoras induzem as rádios a tocar, o disco das escolas de samba é entregue às rádios "cheio", isto é, sem indicação de que faixa deve ser tocada preferencialmente. Isso faz com que haja uma pulverização dos sambas-enredo que são tocados nas rádios. Os mais tocados na semana que antecede o desfile são os da Portela, Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor e Mangueira. O disco das escolas de samba já vendeu 520 mil cópias este ano. A estimativa da BMG-Ariola, que distribui o disco, realizado por gravadora própria de sete escolas, é que até uma semana depois do Carnaval, quando o disco ainda atinge boa vendagem, o total chegue a 600 mil. Este ano, os CDs superaram de longe os LPs e as fitas cassete. Em 96, os CDs representavam 50% das vendas. Hoje são responsáveis por 82%. O restante é dividido igualmente entre LPs e fita cassete. O faturamento previsto com a venda dos discos das escolas de samba é de R$ 5 milhões, dos quais a metade é destinada para a gravadora das escolas. As sócias da gravadora são Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Império Serrano, Vila Isabel, Portela, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense, mas as outras nove escolas também recebem pelo disco. A maioria dos discos (70%) é comercializada no Rio. São Paulo responde por 15% das vendas. Os restantes 25% são divididos, principalmente, entre as regiões Norte (Manaus e Belém) e Centro-Oeste (Goiás). Em Recife, o disco também tem boa vendagem. Texto Anterior: Sambistas da Escócia tocam em Olinda Próximo Texto: Zona sul vive dia violento com 2 tiroteios Índice |
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