São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lamentável

CARLOS SARLI

Em recente entrevista, o tricampeão mundial de surfe Tom Curren me disse que pensava em voltar às competições.
Seu interesse vinha da possibilidade de disputar campeonatos em ondas grandes, de qualidade, conforme preocupação demonstrada pela organização do Mundial em privilegiar locais favoráveis. Na verdade, velha reivindicação dos surfistas.
Curren ficou longe de se classificar, mas também não deve estar lamentando muito.
A 12 dias do início do Circuito Mundial de surfe profissional de 1997, a esperada estréia da etapa de Todos os Santos, no México, foi cancelada.
A remota ilha na Baja Califórnia não tem estrutura para receber o circo da ASP, abrigar os participantes e, principalmente, dar segurança aos atletas, razões plenamente justificáveis para a decisão.
Mas tudo isso não era sabido quando a etapa foi programada, há meses, e confirmada até a última hora?
Com um patrocinador como a Coca-Cola, o tour deveria estar vacinado contra esse tipo de vírus da desorganização, tão frequente por aqui.
Enquanto isso, a patrocinadora da etapa, a CSI, que detém os direitos de imagem do circuito para TV, insistia, de forma irresponsável, até o fim em sua realização. Tudo errado.
Esse tipo de "presepada" acaba com a credibilidade de um esporte que superou estigmas e vem, durante anos, influenciando positivamente jovens, de idade e de espírito. A essa altura, o surfe não deveria mais estar sujeito a isso.
A desafiadora onda de Todos seria um teste que iria diferenciar surfistas de surfistas e, sem dúvida, influenciaria nos resultados de toda a temporada.
Sorte de uns poucos, azar de todos, inclusive nós, que ficaremos privados de um raro espetáculo. Resta esperar até o começo de março, quando o circuito terá início nas previsíveis merrecas de Sydney, Austrália.

Texto Anterior: Santos passa hoje pelo teste de maturidade
Próximo Texto: WQS; Peru; Raid Gauloises
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.