São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA usam catraca eletrônica

DA REPORTAGEM LOCAL

Um sistema de catracas eletrônicas e a divulgação de rankings semanais são dois dos instrumentos usados para determinar os números relacionados a bilheterias nos Estados Unidos.
Com as catracas, após o término de cada sessão é possível auferir, em todo o país, quantas pessoas assistiram a cada uma das produções em cartaz.
Todos os rankings seguem basicamente dois critérios: renda total com relação ao número de espectadores -sempre constando o número de semanas em cartaz- e valor que cada filme arrecadou por sala em que está sendo exibido.
A indústria de cinema existente nos Estados Unidos dá muita importância à relação entre o orçamento de cada filme o seu desempenho nas bilheterias. De acordo com esse critério, "Independence Day" não é considerado o filme mais lucrativo de 96 (leia quadro ao lado).
A posição foi ocupada por "Arrebentanto Nova York", filme de ação do chinês Jackie Chan. No caso, o item orçamento refere-se ao preço de aquisição da cópia, custos com distribuição e divulgação.
Filmes baratos, de produção independente -feitos fora dos grandes estúdios de Hollywood- estão incluídos na lista.
O calendário de lançamentos, dividido entre as estações do ano, também influi. Os filmes do verão (julho a setembro) são produções destinadas ao grande público. No final do ano, estréiam possíveis concorrentes ao Oscar.

Texto Anterior: 'Tieta' rendeu R$ 3 milhões
Próximo Texto: Vulcão é o vilão de 'Inferno de Dante'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.