São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visita de Clinton ao Brasil será em maio, anuncia Casa Branca

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O porta-voz da Casa Branca, sede do governo dos EUA, disse ontem que o presidente Bill Clinton irá ao Brasil na semana de 6 a 13 de maio próximo. O seu roteiro inclui Argentina, Costa Rica e Barbados.
Michael McCurry não deu detalhes da programação de Clinton nesses países. Em geral, o anúncio de viagens de Estado, como esta, é feito em conjunto pelos governos dos presidentes que visitam e recebem. Neste caso, McCurry parece ter-se antecipado à formalidade.
No seu encontro diário com jornalistas na Casa Branca, ele disse que o presidente irá ao México em 11 e 12 de abril e receberá o presidente do Chile, Eduardo Frei, no final deste mês, em Washington.
Clinton não visitou a América Latina em seu primeiro mandato, e diversos governos da região vinham expressando sua insatisfação com o fato. O anúncio da viagem ao Brasil vinha sendo esperado havia várias semanas.
Ela acabou sendo programada para antes da reunião de ministros do hemisfério em Belo Horizonte, que vai tratar da criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). EUA e Brasil têm divergido sobre a estratégia para a efetivação da Alca, e esse deve ser um dos assuntos de que Clinton e Fernando Henrique Cardoso vão tratar.
No seu discurso sobre o estado da União, na terça-feira, Clinton mencionou a América Latina quando pediu ao Congresso que lhe dê poderes legislativos para apressar a inclusão do Chile e outros países no Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta).
Os EUA acham que a falta dos poderes abre espaço para o Brasil, via Mercosul, consolidar a liderança na parte sul do hemisfério.
(CELS)

Texto Anterior: Papa cancela agenda devido a forte gripe
Próximo Texto: Mortos por tremores no Irã chegam a 72; Líder sul-africano pode ter sido envenenado; Suíça cria fundo para vítimas do Holocausto; Rússia 'toma posse' de arte tomada na guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.