São Paulo, sexta-feira, 7 de fevereiro de 1997
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Quedas no Real chegam a 36%

A maior abertura internacional da economia brasileira e o aumento de concorrência em diversos setores derrubaram os preços de vários produtos nos 31 meses de vigência do Plano Real.
O setor de vestuário é o líder nas quedas. Quem for às lojas comprar um agasalho para criança estará pagando hoje 36% menos do que em julho de 1994.
Quase todos os itens do setor de vestuário tiveram queda de preços. A exceção fica para itens com características típicas da mulher brasileira, que registraram importações menores, como lingerie. Esse produto subiu 48% no Real.
A queda de preços atinge muitos produtos que estão com pressão menor de demanda no Plano Real.
Com o aumento de renda, parte dos consumidores transferiu suas compras para produtos mais sofisticados.
Entre os produtos em queda estão as farinhas de milho e de mandioca. O mesmo ocorre com as carnes de segunda, que registram recuo nominal no período.
Já entre as carnes de primeira, alguns cortes chegaram a acompanhar a inflação de 62% do período. Foi o que ocorreu com o filé mignon, que subiu 61% no Real. Os dados são de pesquisa da Fipe.

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