São Paulo, sexta-feira, 7 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha registra desemprego recorde

BETINA BERNARDES
DE PARIS

A Alemanha bateu o recorde de desempregados com os números registrados no mês de janeiro, atingindo a mais alta taxa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
No mês passado, mais 160 mil pessoas ficaram desempregadas, levando a 4,658 milhões o número total, o que corresponde a uma taxa de 12,2% da população ativa.
Bernard Jagoda, presidente da Agência Federal do Trabalho, que divulgou os números ontem, diz que o quadro mostra um "claro agravamento" do desemprego. A taxa chega a 18,7% na região leste do país e a 10,6% na oeste.
Jagoda atribui parte dessa alta aos problemas causados pelo inverno. Neste ano, as baixas temperaturas também estão batendo recordes no país, atingindo principalmente os setores de construção e obras públicas, que praticamente paralisaram suas atividades.
Os números surpreenderam os especialistas, que esperavam um índice menor. O país implementa medidas de restrição orçamentária para poder atender aos critérios do tratado de Maastricht.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Quedas no Real chegam a 36%
Próximo Texto: Argentina privatiza aeroportos em bloco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.