São Paulo, sexta-feira, 7 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã dá apoio a espião bósnio

Los Angeles Times
de Los Angeles

DO "LOS ANGELES TIMES"

O governo dos EUA recebeu um relatório secreto que indica que o governo muçulmano da Bósnia está recebendo o apoio do Irã para a criação de um serviço secreto.
Segundo o jornal, Hasan Cengic, vice-ministro da Defesa da Bósnia, foi afastado do cargo por pressão do governo norte-americano.
Ele seria o responsável pelos contatos com o governo iraniano, em nome do presidente Alija Izetbegovic, para a criação da rede de inteligência.
Para conseguir a saída de Cengic, os EUA ameaçaram suspender o envio de US$ 100 milhões em ajuda militar para a Bósnia. Um navio com o carregamento de armas ficou parado no mar Adriático por um mês, à espera da demissão de Cengic.
A influência do Irã junto ao governo da Bósnia é um dos principais problemas enfrentados pelos Estados Unidos na região dos Bálcãs.

Texto Anterior: Sotheby's é acusada de contrabando
Próximo Texto: Berisha vê calma na Albânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.